Socorro realiza a primeira rodada ecogastronômica nesta quinta-feira

Frutas, legumes, cafés, pães, queijos, temperos, cachaças e vinhos direto do produtor rural local para os empreendimentos turísticos da cidade

Nesta quinta-feira, dia 30, das 10h às 14h no Circuito de Malhas Outlet, acontecerá a primeira rodada ecogastronômica da Estância Hidromineral de Socorro – no Circuito das Águas Paulista.

“O comércio e a população não fazem ideia da variedade de produtos ecogatronômicos que temos na cidade. Este evento é para evidenciar o bom trabalho dos produtores rurais locais e aproximá-los dos compradores”, diz Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR), organizadora do evento.

“Existem estabelecimentos que compram de regiões longes porque não sabem que aqui na cidade existem fornecedores deste tipo de produto”, completa.

A rodada ecogastronômica vem reforçar algumas certificações que a cidade ganhou – Cittaslow e BRAZTOA de Sustentabilidade, ambas de 2022 – relacionadas ao bem viver, ecologia e preservação.

A base da ecogatronomia é devolver ao alimento a dignidade cultural, respeitar o alimento e o agricultor, usar de forma consciente os recursos naturais e proteger espécies vegetais e animais, para auxiliar na defesa da cozinha típica regional, dos produtos saudáveis e saborosos e do prazer da alimentação.

Serão mais de 15 fornecedores, na maioria de agricultura familiar, e estarão presentes, por exemplo, Alambique Pioneira, Empóro Nono Alpi, Fazenda 7 Senhoras, Mirante dos Adelphos e Sabores do Currupira.

Entre os produtos que serão levados estão biscoitos, cachaças, café, frutas (abacate, banana, lichia, limão, maracujá, morango e tomate), folhas, geleias, legumes (como mandioca orgânica), mel, ovos, pães, pólen, própolis, queijos, quiches, shimeji, suco de uva orgânico, temperos, verduras e vinhos. Vale lembrar que os fornecedores trabalham com produtos sazonais.

Além dos expositores, acontecerão palestras com temas pertinentes, com o objetivo de informar, esclarecer e dar dicas para boas práticas de sustentabilidade. Reciclagem de lixo e compostagem estão entre os assuntos que serão discutidos.

“Não podemos mais tratar alimentação como algo superficial, existem muitas outras variáveis que precisamos analisar, se quisermos manter nosso meio ambiente equilibrado”, ressalta Bovi. “Estamos investindo nisso e queremos ser reconhecidos como um destino ecogastronômico”, finaliza.

Descubra Socorro

A Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly.

Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira.

Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC).

Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”.

Saiba mais no site oficial do turismo de Socorro: www.socorro.tur.br

Foto: Fazenda 7 Senhoras / ASTUR – Junho de 2022 – Shane Glen

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/28/vacance-hotel-aguas-de-lindoia-vai-a-leilao-nesta-quinta-feira-30/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/28/aguas-de-lindoia-sediara-45a-abav-travelsp-em-2023/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/26/polo-astronomico-de-amparo-tem-curso-de-ferias-para-iniciantes/