MS libera 4ª dose de vacina contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos

O Ministério da Saúde – MS, anunciou nesta segunda-feira, dia 20, a 2ª dose de reforço, ou 4ª dose, da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 40 anos. A população dessa faixa etária pode procurar os pontos de aplicação do imunizante desde que tenha recebido a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.

O MS estima que quase 9 milhões de pessoas já estão aptas no Brasil para receber esse novo esquema vacinal. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia são os estados com maior número de pessoas que já podem buscar esse reforço.

Para quem recebeu a primeira dose da vacina da Janssen, o esquema é diferente. Com as novas mudanças divulgadas pela Saúde, as pessoas acima de 18 anos que receberam esse imunizante estão aptas para receber o segundo reforço, ou seja, a terceira aplicação.

Aqueles acima de 40 anos podem receber o terceiro reforço, completando então quatro doses totais aplicadas.

Entenda os benefícios da 4ª dose

Cássia Rangel, diretora do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, ressaltou durante o anúncio da ampliação como está o programa vacinal contra a Covid-19 para todas as idades.

“O segundo reforço agora, a partir de hoje, está aberto para a população de 40 a 49 anos, que também vai completar até quatro doses da vacina. De 18 a 39 anos, mantém o primeiro reforço. Ainda tem uma população grande com doses em atraso em relação a esse primeiro reforço. E de 12 a 17 anos, que é a vacinação de adolescentes, continuam duas doses mais uma dose de reforço. E para a população pediátrica, de 5 a 12 anos, ainda o esquema sem nenhum reforço.”

Segundo ela, as análises técnicas da pasta deixaram claros os benefícios da vacina contra o avanço de casos graves do novo coronavírus.

“A gente vê claramente que pessoas não vacinadas tiveram risco de ter Covid grave ou de morte de cerca de seis a nove vezes mais do que as pessoas vacinadas, durante os primeiros meses de 2022. De 18 até 59 anos, a gente tem uma proteção de nove vezes mais em relação àquela população que não tomou as vacinas”, disse.

Fonte: Brasil 61

Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/22/vacinacao-covid-19-em-aguas-comeca-nesta-terca-e-vai-ate-sexta-feira-24/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/22/atropelamento-faz-vitima-fatal-na-mg-290/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/20/apos-atropelar-ciclistas-em-dois-acidentes-motorista-e-preso-em-amparo/