Conisca inaugura Unidade Radiológica “Alcindo Rafael Pinto de Oliveira”

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas, Conisca, inaugurou nesta quarta-feira, 18, a Unidade Radiológica “Alcindo Rafael Pinto De Oliveira”, em sua sede, em Lindoia.

Na inauguração estiveram presente os prefeitos Ricardo Lopes (PTB), de Socorro e também presidente do Conisca; Elmir Chedid (DEM), de Serra Negra; Luciano Lopes,  de Lindoia; Gil Helou, de Águas de Lindoia e Edson Rodrigo, de Monte Alegre do Sul.

Além dos prefeitos, o diretor de Saúde de Lindoia, João Henrique Pinto de Oliveiras, irmão do homenageado “Alcindo Rafael Pinto de Oliveira”, representou a família na inauguração Unidade Radiológica.

Segundo divulgado pelo Conisca, entre aquisição e adequação da estrutura física para recebimento e implantação foram investidos R$ 254.940,00, com recursos próprios do Consórcio.

“O sistema hoje é todo digital e possui muitos diferenciais que permitirão imagens com maior nível de qualidade, otimizando o diagnóstico médico, economia de energia e principalmente uma emissão menor de radiação”, explicou o radiologista Cléber José Ferreira.

Mudança no Serviços com o novo aparelho

Segundo ostécnicos do Conisca, diferentemente do aparelho convencional ou analógico de raio-X, na radiografia digital o paciente é posicionado na frente do tubo do equipamento. Desta forma, ele adquire as imagens a serem armazenadas e posteriormente examinadas pelo médico, sem a necessidade de revelar o filme ou digitalizar a imagem, uma vez que este equipamento já adquire a imagem digitalizada, podendo ser armazenada, pós-processada, distribuída e impressa.

O aparelho de raio x analógico gera a radiação aplicando-se a chamada alta voltagem (highvoltage) no Tubo, que possui em cada extremidade o cátodo e o ânodo. Assim que é aquecido o filamento do cátodo com a alta voltagem, há a emissão de elétrons que atingem o ânodo, criando-se a radiação. Esta radiação gerada pelo aparelho de raio x analógico transpassam o paciente até chegar ao receptor de Filme ecrã.

O resultado final da radiografia gerada pelo aparelho de raio x analógico necessita de um grupo de fatores, para assim gerar a imagem. O aparelho de raio x analógico produz imagens de raio x para serem aplicadas tanto nas áreas de traumatologia quando para ortopedia em adultos ou para uso pediátrico.

Já o aparelho de radiografia digital faz a captação das imagens com o uso de sensores digitais de raios X. A imagem é enviada diretamente para um computador, podendo ser gerenciada pelo profissional para melhor visualização.

A nova sala recebeu em homenagem o nome de Unidade Radiológica “Alcindo Rafael Pinto de Oliveira”, em homenagem ao dentista lindoiano que atuou na área da saúde, foi uma pessoa atuante na comunidade e faleceu após lutar contra um câncer.

Foto: Divulgação / Reprodução – Inauguração contou com a presença do irmão do homenageado e autoridades das cidades consorciadas

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/19/cooperativa-de-credito-e-assaltada-em-borda-da-mata/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/19/chefe-do-trafico-de-drogas-em-socorro-e-preso-em-campinas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/18/suspeito-de-matar-estudante-da-unicamp-com-28-facadas-e-preso/