O QUE É IRIDOLOGIA?

O QUE É IRIDOLOGIA?

É o estudo da íris do olho que revela a nossa personalidade e o estado interior do nosso corpo:

De acordo com a medicina naturalista, os órgãos e funções fisiológicas se refletem em certas áreas da íris, e que alterações na estrutura da retina revelam problemas de saúde.

O olho é o espelho da alma, e a iridologia é um meio precioso e eficaz para descobrir quaisquer distúrbios acusados pelo ser humano. É uma arte e uma ciência ao mesmo tempo, praticada já na antiquidade na Babilônia, no Egito e na Grécia. Mas somente em meados de 1800 foi redescoberta por Ignatz von Pczely da Hungria. Quando criança capturou uma coruja no seu jardim e acidentalmente quebrou-lhe uma das pernas. Compadecido, tratou a ave e percebeu o aparecimento de uma mancha na íris do animal, a qual foi mudando de cor e forma à medida que o tratamento ia prosseguindo. Isso foi um acontecimento marcante na sua vida, que o levou a estudar medicina em Roma. Durante sua vida de médico, correlacionou os sinais da íris com os órgãos do corpo. Confeccionou o primeiro mapa iridológico e publicou em 1867 as suas descobertas no livro “Descobertas no Domínio da Natureza e na Arte de Curar”.

Após ele, muitos outros pesquisadores em vários países (Noruega, Alemanha, França, Estados Unidos) chegaram à mesma conclusão, e já existe vasta literatura sobre o assunto. O pastor alemão L. E. Felke (1856 – 1926) aperfeiçoou o sistema e passou os ensinamentos de forma oral aos seus discípulos e um deles escreveu o livro a respeito.

Também no Brasil, a iridologia está em ascensão há mais de trinta anos. Há um grande número de profissionais trabalhando com sucesso nessa área. Pela iridologia podemos observar e estudar toda a personalidade, excessos de toxinas no corpo, disfunções e fragilidades do organismo, marcas de cirurgia, inflamações agudas ou crônicas, degeneração dos tecidos (cancer e outros tipos de tumores) etc. Considerando que o exame iridológico é abrangente e totalmente inofensivo, ele deveria preceder a todos os outros exames laboratoriais, radiológicos etc. Este sistema de diagnóstico tem a grande vantagem de descobrir a causa dos sintomas apresentados. Outrossim, com certeza, reduzaria significativamente o custo. Trata-se de um ramo de medicina complementar do mais elevado valor.

A CRISE POSITIVA

Crise positiva?? Sim, consideramos a atual crise na área da Saúde positiva, pois uma crise representa um ponto de mudança, chama a atenção de todos e leva a uma reflexão profunda com a finalidade de melhorar a situação.

As primeiras medidas já foram tomadas: foi instituída a lei de antifumo, foi proibida a propaganda de certos remédios antigripais (para não incentivar a automedicação que pode ser muito prejudicial, quando a pessoa já pegou o vírus da nova gripe) e está em andamento uma ampla campanha de higiene e outras medidas preventivas.

Além disso, tivemos a grande satisfação de saber que no recente Congresso de Cardiologistas, realizado em Campinas, foi reconhecida a necessidade de diminuir a quantidade de remédios que costumam ser prescritos e cujos efeitos colaterais complicam o estado de saúde dos pacientes, podendo causar problemas irreversíveis.

E AQUI VAI UMA SUGESTÃO:

Como a medicina complementar nos oferece meios para testar a compatibilidade dos remédios com cada paciente, as autoridades de saúde deveriam providenciar a aquisição do equipamento necessário para instalação nos centros de saúde. Já existem no Brasil clínicas particulares que trabalham com esse sistema.


MENSAGEM DA SEMANA:

Não se deixe abater pela autocomiseração, ou você perderá as maravilhas desta vida.
Viva toda a beleza e todos os prodígios da vida.
Caminhe com os olhos sempre bem abertos e aprecie a beleza que o rodeia.
Viva um dia por vez e aproveite-o plenamente.
Preencha cada momento com amor e agradecimento.
Quando algo desharmonioso surgir, olhe à sua volta e dê um jeito de trocar por algo harmonioso.
Faça isso rapidamente porque pensamentos negativos crescem como ervas daninhas num jardim e podem sufucar as lindas e delicadas flores.
Aprenda a controlar seus pensamentos para que eles sejam apenas pensamentos de beleza, harmonia e amor.
Quando seus pensamentos positivos estiverem bem firmes, auto-maticamente você procurará enxergar o melhor
em cada situação.
Só então você poderá relaxar e usufruir da alegria e da liberdade do Espírito.

(Extraído do livro “Abrindo Portas Interiores” de Eileen Caddy)


Meditação aumenta a substância cerebral

De acordo com um novo estudo, realizado na Universidade da California em Los Angeles e na Clínica Universitária de Jena, Alemanha, foi descoberto que a meditação regular torna as pessoas mais serenas e emocionalmente estáveis.

Os pesquisadores examinaram 44 pessoas, das quais a metade praticava diversas formas de meditação há 24 anos. Todas as pessoas que meditavam, acusaram mais massa cinzenta no cortex orbitofrontal direito e um maior hipocampo direito. Essas regiões se relacionam com o controle dos sentimentos. Em outras palavras: a meditação é um verdadeiro remédio milagroso e dispensa o uso de drogas.


 

Publicado em 22 de agosto de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

Veja também

BELEZA do ponto de vista holístico

Um pouco de teoria sobre a MEDICINA ORIENTAL