BELEZA do ponto de vista holístico

Hans Höting, autor e terapeuta naturalista de renome internacional, acaba de publicar uma nova obra em alemão (lamentavelmente ainda não traduzida) intitulada “Cuidar e conservar a BELEZA com a ajuda da medicina complementar e métodos modernos”.

Com grande interesse estudamos as propostas da referida obra, e gostaríamos de levar ao conhecimento de todos alguns pontos que chamaram a nossa atenção.

A pele é uma parte integral do nosso corpo. É a área limítrofe entre interior e exterior, sendo o maior orgão e intermediário entre corpo, alma e espírito. Portanto, a ciência da beleza deve ir além da cosmética, decoração, vitalizarão e regeneração da pele. Tratar somente a pele é um processo reduzido que negligencia o corpo como um todo e consequentemente a beleza interior.

A arte da beleza vê a pele como maior órgão que pode tanto receber como também expressar: a pele é o reflexo de todas as funções do corpo, das emoções vividas, de todas as impressões que vêm de fora. A pele mostra a ordem interna ou desordem interna do corpo.

Ela é a linguagem do corpo. Tenhamos então respeito por tudo que causamos à superfície da pele. A “arte” da cosmética inclui a terapia médica, dermatológica, psicoespiritual nos três níveis: corpo, alma e espírito.

Sem condições de entrar aqui em maiores detalhes, lembremos apenas quantas lipo aspirações e “mutilações” plásticas já foram feitas (nem sempre com resultados satisfatórios) somente a título de beleza externa! Está na hora das pessoas se conscientizarem dos perigos que podem incorrer e procurar soluções benéficas, respeitando a sua personalidade toda.

Entre muitas agressões da pele, aqui só um exemplo como alerta: A lipoaspiração não é sem complicações. Os canais linfáticos e a microcirculação sofrem pela intervenção cirúrgica. O sistema linfático permanece disturbado por longo tempo (às vezes irreversivelmente), sofrendo também do ponto bioquímico, estrutural, funcional, eletromagnético e vital. No caso de distúrbio da circulação sanguínea e linfática podem surgir também problemas respiratórios e fraqueza cardíaca. Antes de enfrentar tais riscos, não seria mais sensato corrigir primeiro o metabolismo disturbado e seguir um rigoroso programa de alimentação adequada?

“O segredo de todos os seres é: a busca da beleza. Arte da vida é criá-la primeiro em si mesmo, para que possa ser mostrada fora em toda a sua maturidade”. Hans Höting


A COLUNA VERTEBRAL

(continuação)

II – COLUNA TORÁCICA superior

Vertebra:
1 – Tendinite
2 – Problemas cardíacos, medo, distúrbios rítmicos, pressão sanguínea baixa ou alta demais
3 – Bronquite, pneumonia, problemas de respiração, tosse seca
4 – Problemas de vesícula, icterícia, dores de cabeça do lado esquerdo
5 – Problemas de fígado, pressão sanguínea baixa, anemia, fraqueza circulatória, herpes, fadiga

******

Exercício de auto-ajuda para a coluna torácica superior (Técnica “DORN”)

Encoste-se numa aresta não aguda demais (porta ou armário), para que possa sentir bem a sua coluna torácica superior. A aresta, naturalmente, não deve descansar sobre os discos, mas ao lado, primeiro direito e depois esquerdo. Se dessa forma descobrir pontos sensíveis, aperte-os até sentir a pressão ainda agradável. A pressão nunca deve provocar dor.

Durante todo esse procedimento (figura ao lado) deixe os braços oscilar bem soltos a partir da articulação dos ombros. Preste atenção que expire conscientemente enquanto faz pressão na coluna.

 

Nós devemos estar mais interessados na nossa SAÚDE do que na conquista dos PLANETAS


SOPA DA VIDA

(uma receita do famoso médico naturalista francês Maurice Mességué)

 

Em um litro d’água, ferver 12 dentes de alho e raminhos de tomilho, alecrim e louro (que são atirados com gesto simbólico).

ADICIONAR: 3 colheres de sopa de aceite, para ter mais gosto. Ferver por 10-15 minutos. Para servir, pôr uma grossa fatia de pão velho dentro.

 

Publicado em 05 de dezembro de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.