Gerson Cordeiro participa de Roda de Conversa na PEI Dr. Jovino Silveira

A PEI Dr. Jovino Silveira, em Serra Negra, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 30, o fotógrafo Gerson Cordeiro para uma Roda de Conversa.

O evento integra a programação do componente curricular Eletiva, com a proposta de formar fotógrafos aprendizes, ou seja, possibilitar os alunos a registrarem imagens de Serra Negra e suas belezas, além de conhecerem  pontos turísticos e desenvolverem olhares críticos e poéticos da cidade onde vivem.

Gerson Cordeiro é fotografo e cinegrafista profissional, proprietário da Videograph Comercio e Produções Ltda, atuando no mercado há 37 anos. Natural de Serra Negra, fez sua trajetória na fotografia a partir de estudos sobre técnica, tecnologias e o desenvolvimento de mercado.

Na roda de conversa, que virou uma aula, o fotógrafo contou toda sua vida profissional atrás das lentes, como a decisão de largar a carreira de bancário para se dedicar a arte e ao serviço fotográfico. Gerson Cordeiro atuou como fotógrafo de festas (temas sociais), como repórter fotográfico, cinegrafista, fotógrafo de campanhas publicitárias e de produções especiais, como imagens aéreas entre outras.

Com a evolução do mercado, não parou, e atua desde 2006 também com as produções em vídeo, entrando mais recentemente para o universo das lives e transmissões ao vivo.

A Eletiva “Fotografia: Arte & Turismo em Serra Negra” é um projeto desenvolvido no Ensino Médio da PEI Dr. Jovino Silveira, pelo professores Gustavo Ruiz e Eliane Prado. Gerson foi convidado para a roda de conversa, e mobilizou os alunos para a possibilidade de terem a fotografia também como uma opção de trabalho profissional.

O fotógrafo foi responsável, em seu 37 anos de atuação na área, pela revelação de vários profissionais que atuam em Serra Negra. Ele se orgulha das sementes lançadas, em em sua apresentação desafiou os jovens alunos a produzirem fotos utilizando celular tendo a cidade como temática. “vendam Serra Negra!”, disseem tom de parceria.

No dia 27 de abril Gerson retornará a sala de aula, na PEI Dr. Jovino Silveira, mesmo prédio onde já foi aluno, para vistoriar os materiais produzidos pelos alunos e contribuir, com seu olhar de profissional, para a composição das imagens que serão em organizadas em formato de exposição, ao final do projeto da Eletiva “Fotografia: Arte & Turismo em Serra Negra”.

Gerson Cordeiro
Fotógrafo Gerson Cordeiro comandou uma roda de conversa que virou aula na PEI Dr. Jovino Silveira

O que é disciplina eletiva?

Toda e qualquer disciplina que não faz parte do currículo pleno do curso ao qual o aluno está vinculado é considerada como “disciplina eletiva”.

Para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica. As disciplinas eletivas são as disciplinas de livre escolha do aluno, respeitando-se suas reais necessidades e interesses.

PEI Dr. Jovino Silveira

A PEI Dr. Jovino Silveira está em seu primeiro ano de atuação, porém a escola. Em 2022 a EE Dr. Jovino Silveira de Serra Negra adotou o Programa Ensino Integral – PEI. Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

A PEI EE Dr. Jovino Silveira atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Além disso, a EE Dr. Jovino Silveira possui cursos técnicos de Recursos Humanos, Guia de Turismo e Administração ministrados através de parceria com a ETEC.

No Período noturno a escola oferece Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/30/michel-fazolin-de-serra-negra-e-novamente-diretor-do-palmeiras/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/29/prefeitura-de-socorro-abre-concurso-publico-para-80-vagas-de-diversos-cargos/