Nova roupa do ônibus Receptivo Turístico marca festa de 173 anos de Monte Sião

Monte Sião comemora nesta terça-feira, dia 29, seus 173 anos de fundação  e a festa de aniversário terá como uma das atrações a inauguração da nova roupa do ônibus do Receptivo Turístico.

O tema da nova roupagem será “Com Amor, Van Gogh”. Uma homenagem a obra do artista holandês Vincent Vangogh (1853- 1890).

O projeto teve apoio do poder público, dos patrocinadores do grupo Receptivo Turístico e consiste na quinta troca de roupa do ônibus que está instalado na Praça Central de Monte Sião. Na nova roupagem  será entregue às 12h, desta terça-feira, dia 29, e a partir das 9h de quarta-feira, dia 31, estará aberto para visitação.

Segundo os apoiadores do Receptivo Turístico de Monte Sião, a troca de roupa contou com apoio da Paramalhas, Bianca Fios, Minas Lã e Fios Amparo que cederam toda matéria prima e mão obra para tecer.

“Estamos quase prontos com o Ônibus do Receptivo Turístico todo revestido de tricô, com a pintura de Vicent Van Gogh e seu quadro Noite Estreladas”, conta Fernando Costa, um dos participantes do grupo, empresário e idealizador do ônibus do Turismo Receptivo.

Para ele,  “a arte faz parte da cultura, e a cultura tem que ser demonstrada e temos que levar esta informação e estimular as pessoas a prestigiar estas obras”. Fernando destaca o empenho de diversas pessoas na confecção da nova roupagem como Marivani Ruiz, o secretário de Turismo, Marinho, Woodrow,  Rodrigo de Castro, Eduardo Grafite entre outros.

Como nasceu o Receptivo Turístico de Monte Sião?

O Receptivo Turístico foi oficializado em 10 de abril de 2019, sendo apresentado para a população de Monte Sião o Ônibus que virou cartão postal da cidade. O ônibus do Receptivo Turístico é uma unidade móvel totalmente revestida e estilizada em tricô e crochê, tendo como um de seus idealizadores o empresário Fernando da Costa que no lançamento do projeto disse: “Acredito verdadeiramente que a cidade poderá avançar na diversificação da sua economia através do Turismo”, destacou.

Segundo dados históricos do projeto, a primeira apresentação do “Ônibus do Receptivo Turístico” aconteceu em 07 de fevereiro de 2019, com a presença de 55 pessoas que conheceram e apoiaram a ideia. A intenção do grupo era dar suporte ao turismo de Monte Sião.

“Os turistas aproveitarão mais sua estada na cidade, conhecerão a história, lugares e curiosidades que só alguém do local poderá passar essas informações”, destacava o projeto já em sua primeira versão.

No roteiro de visitas, os guias oferecem passeios monitorados com os turistas pelo Santuário, Museu, Porcelana, lojas de queijos, sorveterias, pesqueiros, praças, zona rural e outros.

“Os guias locais farão com que os visitantes tenham mais opções de passeios e assim aproveitem muito mais seu dia, conhecendo outros lugares em nossa cidade. Tudo isso será feito com a intenção de fazer com que esses turistas voltem mais vezes e tragam novos visitantes para conhecer Monte Sião”, explicava o texto original do projeto.

Fundação da cidade de Monte Sião

A cidade de Monte Sião é conhecida como a Capital Nacional do Tricô, tem 24.029 habitantes, de acordo com o censo 2020. Sua história está ligada a vizinha Ouro Fino.

Registros datados de 1790 narram o fim do ciclo do ouro na região denominada Arraial de Ouro Fino, distrito de São Pedro, o que gerou o êxodo de garimpeiros em busca de terras para a instalação de nova atividade, no caso a pecuária e a agricultura.

Essa corrida pela posse de boas terras iniciava a colonização da área localizada ao pé do Morro Pelado e às margens do Rio das Pedras, local coberto por densa mata. Por volta de 1819, os primeiros moradores instalaram-se na região, construindo suas moradias quem comunicavam-se entre si por trilhas abertas na mata.

No dia 29 de março de 1849, o major Antônio atingia o seu objetivo: a comunidade recebia a autorização para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa.

Nascia assim Monte Sião, que receberia esse nome por sugestão de missionários franciscanos, que repararam na semelhança do Morro Pelado com o Monte Sião em Jerusalém.

Em 1932, um movimento liderado pelo jovem farmacêutico Mário Zucato, arregimentou civis e religiosos a abraçaram a causa do grande sonho de transformar Monte Sião em um município.

Depois de quatro anos de árduo trabalho, no dia 3 de novembro de 1936, Monte Sião torna-se um município por exigência de sua população.

Fotos: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/24/fim-da-pandemia-por-decreto-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/26/colisao-na-vicinal-mogi-guacu-itapira-faz-tres-vitimas/