Ponte de Lindoia deve ser liberada para tráfego em fevereiro

O Prefeito de Lindoia, Luciano Lopes (PSDB) , utilizou o canal da Prefeitura de Lindoia no facebook nesta quinta-feira, dia 27, para informar que a antiga Ponte em Arco deve ser liberada para tráfego no mês de fevereiro, após a reforma terminar.

Segundo o prefeito essa liberação foi uma promessa dos empreiteiros que ganharam a licitação das duas pontes e do Departamento de Estradas e Rodagem, DER SP, escritório de Campinas, apesar da obra da Ponte Paralela estar paralisada.

A obra da Ponte Paralela está suspensa devido a demora na desapropriação do terreno de acesso, onde hoje funciona uma loja de artigos gerais, tipo 1,99, para que seja concluído o projeto.

Porém, segundo o DER e os engenheiros das obras, a Ponte em Arco está em condições de receber o trânsito até que o outro acesso seja viabilizado juridicamente.

Obras de nova ponte começaram em 2020

O Departamento de Estradas de Rodagem, DER-SP, começou  em dezembro de 2020 as obras de construção da nova ponte na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360), em Lindoia, com a retirada de parte da estrutura da passagem de pedestre, ao lado da ponte em arco.

De acordo com a assessoria de imprensa do DER naquela época, o investimento é de R$ 3 milhões. A nova ponte será erguida na altura do Km 163,85, paralelamente à ponte existente no local. A previsão era que os serviços fossem concluídos em julho de 2021.

Histórico da Obra

A história da Ponte de Lindoia é antiga e desde 2018 o acesso está impedido, causando muitos transtornos aos motoristas que passam pelo locar e aos comerciantes do entorno. O projeto original previa a demolição da Ponte dos Arcos, inaugurada em 1935, para a construção de uma nova, mais larga, com intuito de melhorar o tráfego no local.

No final de 2018, o governo estadual autorizou o início das obras, e assim parte do asfalto chegou a ser destruído, mas uma decisão judicial determinou a paralisação.

Enquanto o governo municipal defendia a obra, por outro lado um grupo tentava preservar o bem público. Por isso protocolaram um pedido para que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do estado (Condephaat) avaliasse o valor histórico da ponte.

No final de janeiro de 2019 o pedido foi acatado, o que inviabilizou a continuidade da demolição até que um parecer seja emitido pelo Condephaat.

Depois de muita polêmica, no final de 2019, o DER anunciou a construção de uma ponte paralela a já existente. A Obra começou de fato em dezembro de 2020

Desde o final de 2018, a passagem esta bloqueada e o trânsito foi desviado para a Rua Coronel Estevam Franco, causando transtorno a motoristas, principalmente no final da tarde, em feriados prolongado e grandes eventos – que eram realizados antes da pandemia.

Foto: Reprodução / Facebook

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/27/camara-aprova-repasse-de-r-14-milhao-para-santa-casa-de-amparo/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/26/cpfl-faz-cadastro-automatico-de-tarifa-social/