DER analisa propostas para construção de nova ponte em Lindoia

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fez a abertura dos envelopes para contratação das obras de implantação de uma a nova ponte sobre o Rio do Peixe, em Lindoia.

Segundo informou a assessoria de imprensa, no momento, o departamento realiza a análise dos preços.

O novo dispositivo será construído no km 163,8 da Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360), paralelo à Ponte dos Arcos, que esta interditada desde o final de 2018.

Segundo apurado, o investimento total será de R$ 3 milhões, valor 17% menor ao previsto no início do processo licitatório.

A empresa vencedora da licitação terá oito meses para a execução dos serviços no município.

De acordo com o apurado, a expectativa é de que as atividades tenham início em 2021, com perspectiva de conclusão entre oito e dez meses.

 

HISTÓRICO

O projeto original previa a demolição da Ponte dos Arcos, inaugurada em 1935, para a construção de uma nova, mais larga, com intuito de melhorar o tráfego no local.

No final de 2018, o governo estadual autorizou o início das obras, e assim parte do asfalto chegou a ser destruído, mas uma decisão judicial determinou a paralisação.

Enquanto o governo municipal defendia a obra, por outro lado um grupo tentava preservar o bem público. Por isso protocolaram um pedido para que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do estado (Condephaat) avaliasse o valor histórico da ponte.

No final de janeiro de 2019 o pedido foi acatado, o que inviabilizou a continuidade da demolição até que um parecer seja emitido pelo Condephaat.

Depois de muita polêmica, no final de 2019, o DER anunciou a construção de uma ponte paralela a já existente.

Desde o final de 2018, a passagem esta bloqueada e o trânsito foi desviado para a Rua Coronel Estevam Franco, causando transtorno a motoristas, principalmente no final da tarde, em feriados prolongado e grandes eventos – que eram realizados antes da pandemia.

Imagem: Arquivo TDA