Tromba d’água atinge Serra Negra deixando marcas de destruição e alagamento

Uma tromba d’água de mais de uma hora atingiu Serra Negra na noite desta terça-feira, dia 18, inundando as ruas centrais da cidade e deixando um rastro de ruína e destruição. O prefeito Elmir Chedid (DEM) esteve nos locais atingidos pelas águas da chuva.

Elmir Chedid gravou um vídeo para explicar a situação do município após a tromba d’água, direto da Rua Coronel Pedro Penteado, uma das vias atingidas pela volumosa enxurrada, que parecia enchente.

Segundo o prefeito de Serra Negra, cinco famílias estavam sendo socorridas, maradores de algumas casas localizadas em áreas de risco de desmoronamento.

“… Guarda Municipal, Assistência Social, Jurídico, toda força, o secretariado da Prefeitura… São mais de cem pessoas na cidade trabalhando. Já começamos fazer a limpeza da cidade, dos bairros”, explicou Emir Chedid, afirmando ainda que nos próximos 3 anos serão feitos 3 novos lagos de contenção acima da cidade para suportar o volume de água.

A Prefeitura de Serra Negra informou  que equipes das secretarias municipais e do Fundo Social se Solidariedade estão mobilizadas, com apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil para atender as demandas após a tromba d’água.

Segundo dados preliminares, foram registrados diversos pontos de alagamentos. Durante a noite, a Secretaria de Serviços Municipais atuou na região central e nos bairros para limpeza e desobstrução de vias.

“São diversos homens da Garagem Municipal com mais de 10 maquinas, tratores e caminhão pipa, atuando. A Sabesp também presta apoio na lavagem de ruas”, destaca a assessoria de Comunicação nas redes sociais da Prefeitura de Serra Negra

Os principais pontos em que a tromba d’água causou destruição foram:

  • Rua Nossa Senhora do Rosário, próximo ao Centro de Convenções, teve o acesso a Lindoia e Bairro da Serra impossibilitado devido a queda de uma árvore que fechou a pista nos dois sentidos.
  • No Bairro dos Francos, a água com lama invadiu casas e estabelecimentos próximos ao entroncamento com a Rua Castelo Branco e Leonel Antunes, e nas proximidades da Fonte Albino Brunhara.
  • Na Rua Leonel Antunes, o Córrego São Luiz transbordou
  • No Parque Fonte São Luiz, mais de 100 metros do alambrado do Ponto Turístico cedeu
  • Queda do muro do Jardim da Saudade, na Avenida Juca Preto.
  • No Bairro dos Francos, a água com lama invadiu imóveis, incluindo a EMEB Albino Brunhara

A precipitação, que pode ser considerada uma tromba d’agua, atingiu 63,3 mm, sendo 49,3 mm somente entre 20h20 e 21h, de acordo com dados do CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas.

Veja as fotos da tromba d’água em Serra Negra (imagens extraídas do facebook da prefeitura )

Fotos: Reprodução Redes sociais

Com informações do Circuito Notícias

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/18/justica-decreta-falencia-do-hotel-vacance-em-aguas-de-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/18/monte-siao-obras-na-mg-459-comecam-nesta-quarta-feira-19/