PM e Defesa Civil detém ataque de Pitbul em Monte Sião

A Defesa Civil de Monte Sião foi acionada nos primeiros minutos de 2022, no sábado, 01 de janeiro, pela Polícia Militar para atuar numa situação de ataque de um cão Pitbul a outro cão, numa residência no Bairro São Simão.

Segundo informações da Defesa Civil de Monte Sião, na ocorrência atendida pela PM, uma mulher informou através do 190 que o cão Pitbul estava atacando outro cachorro por mais de 40 min de forma violenta. Segundo a denunciante e proprietária do animal, ela tentou interferir mas também foi atacada pelo Pitbul em fúria, sem ferimentos graves.

A Polícia Militar esteve no local, e diante da gravidade da ocorrência, improvisou um cambão, controlando a situação e a fúria do animal. Como a dona do cão não tinha local específico para prende-lo, o Pitbul foi levado ao batalhão da PM e encaminhado a um abrigo ou canil.

Ainda segundo informações da Defesa Civil de Monte Sião, o Pitbul foi levado para um canil pelos militares, que teve no apoio a Defesa Civil de Monte Sião e também dos agentes Marcio e Wellington Ramos da Defesa Civil de Águas de Lindoia.

“Parabenizo o trabalho da Polícia Militar e destaco a união desses órgãos em solucionar alguns problemas que por ventura ocorrem em nosso município, independente do horário, de dia ou noite, estão sempre de prontidão para atender nossa população monte-sionense”, disse Fernando Massaro, Coordenador da Defesa Civil de Monte Sião.

Também participaram da ocorrência o Tenente PM Fernandes; Sargento PM Domingos; Cabo PM Givanildo; Cabo PM Marcelo e o Soldado PM Edvaldo além dos agentes da Defesa Civil de Águas de Lindoia Marcio e Wellington Ramos, o Pantanal.

Recomendações da Defesa Civil para situações de fúria animal:

O que fazer quando estiver frente a frente com o cachorro?

  •  Não encare! “Não fique olhando para ele. Quando a gente olha para o cachorro, que pode já estar no modo luta, na cabeça dele, isso é uma afronta”;
  • Nada de armas. “Não pegue nenhum tipo de pedaço de pau ou algum objeto para assustá-lo ou agredi-lo. Isso é como jogar gasolina no fogo. O pitbull é uma raça que tem a característica de dominância aflorada e essa atitude estimula o ataque”;
  • Mantenha distância. “Procure evitar o contato próximo. Se o animal está de um lado da rua, atravesse para o outro lado e não fique olhando para demonstrar para ele que não quer briga, que está em missão de paz”;
  • Não corra! “Quando a pessoa corre, ela ativa o modo caça do cachorro e, automaticamente, ele vai atrás. Também não é recomendado fazer movimentos bruscos ou gritar. Deu de cara com o animal? Continue caminhando em direção ao lado oposto, como se estivesse ignorando ele”;
  • Desvie o foco do animal. “Se tiver ração ou algum petisco ao avistar o cachorro, jogue pelo chão para tentar direcionar o foco dele para isso”.

Foto: Voluntário da Defesa Civil de Águas de Lindoia junto ao Pitbul (Divulgação)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/02/margot-e-o-primeiro-bebe-de-2022-de-aguas-de-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/01/dois-sao-atropelados-em-ouro-fino-e-motorista-nega-socorro/