Sarapatel 12, por Ismael Rielli

Sarapatel 12

Nos teus olhos embarquei,
No teu sorriso eu segui,
Nos teus braços ancorei,
Sem teu amor me perdi!

Números assustadores, escandalosamente altos.

Um bilhão de árvores mortas em um ano de agosto de 2020 a julho de 2021, cada brasileiro teria contribuído com a derrubada de 4 árvores para dizimar a maior floresta tropical do mundo (Marcelo Leite).

São 13 mil km quadrados de devastação, o que corresponde a 9 vezes a área do município de São Paulo.

Nosso município, dos Moreiras ao Tanque, do Jardim Europa ao Barreiro, Morro Pelado do Brejal aos Palmeiras e Jabuticabal tem 55 km quadrados.

Sob o governo do Àtila, em um ano, é como se 237 municípios nossos tivessem sido desmatados. É muita coisa! São números astronômicos!

Igualmente astronômico o salário de general Silva Luna, presidente da Petrobrás: 260 mil reais, 8666 reais por dia. Descontados sábados e domingos temos a merreca de 11.818 por dia trabalhado, fora o salário do general da reserva. Com a gasolina a 7 reais, isso é café pequeno para a Petrobrás.

*****

Dr. Benjamin Credídio, genro do Dr. Tozzi, marido de dona Dária, médico do Balneário escreveu um opusculo intitulado “Resumo Histórico de Águas de Lindóia” de onde transcrevemos trechos.

O Dr. Francisco Tozzi

Por essa época clinicava em Serra Negra, o Dr. Francisco sobrinho do Padre Henrique.

Entusiasmado, este, com os benefícios que recebera, pessoalmente e que confirmavam as virtudes que muitos atribuíam à água de lindoiense passou a insistir junto ao sobrinho médico, no sentido interessá-lo adquirir as Águas.
Alguns anos depois, as antigas propriedades do padre Bueno, que fora proprietário dessas “Águas quentes” e que nessa ocasião pertenciam a seus herdeiros, foram a “Hasta Publica”.

Cedendo à insistência de seu tio, candidatou-se à arrematação o Dr. Francisco A. Tozzi, adquirindo-as.
Inicio da campanha.

Começou, então, a epopeia deste inesquecível pioneiro que se revelou um herói, um homem de têmpera de aço.
De uma força de vontade acima do comum e guiado por um ideal maravilhoso, começou a luta que, realmente, só os gigantes conseguem levar avante.

Contava nesta ocasião 43 anos de idade.

Fez construir, em caráter urgente, uma casa de “barrote e pau a pique”, onde descansava nas suas frequentes viagens às “Águas Quentes”, nome que dera á sua nova propriedade.

Clinicava em Serra Negra e com o que conseguia economizar de sua clínica, construía em “Águas Quentes”, casas grandes, com quartos enfileirados, unidos por um longo corredor lateral, possuindo uma secção higiênica (apenas o necessário) e uma sala maior que servia de sala de jantar e sala de estar.

*****

A mãe está distraindo uma visita indesejável na porta da frente quando o filho, puxando sua saia um tanto quanto apressado, diz, indiscreto:

– Mãe o pai ainda não conseguiu escapar pela porta dos fundos, pois está trancada. Ele está pedindo a chave.

1 – Por que as plantinhas não falam?
2 – Como se tira o leite de um gato?
3 – Por que o livro de matemática era depressivo?
4 – Um médico criou um remédio que cura dores de cabeça antes de elas ocorrerem.
Qual é o nome do filme?
5 – Uma moça usava um grampo de ferro que começou a enferrujar. Ela pediu para a costureira forrá-lo.
Qual é o nome do filme?

*****

Juca Pirama – aquele que deve morrer – Gonçalves Dias

A Maldição do Índio Pai

“Possas tu, isolado na terra,
Sem arrimo e sem pátria vagando,
Rejeitado da morte na guerra,
Rejeitado dos homens na paz,
Ser das gentes o espectro execrado;
Não encontres amor nas mulheres,
Teus amigos, se amigo tiveres,
Tenham alma inconstante e falaz!”

Inconstante e falaz

O mito iniciou sua carreira política (vereador no Rio) pelo PDC. Depois passou por: PTB, PPB, PPR, PFL, PP, PSC, PSL e agora acaba de filiar-se ao PL do ínclito famigerado Valdemar da Costa Neto.

Guinada espetacular

A do ex Sandinista, hoje fascista, Daniel Ortega, da Nicarágua. Derrubou o ditador Anastácio Somoza, assumiu, gostou tanto do poder e não quer deixa-lo. Um tiranete que prende, aos magotes, os adversários que ousam enfrenta-lo em eleições fraudulentas.

Estava indo tão bem.

Chico Anísio, na sua Escolinha, tinha um aluno brilhante que respondia, corretamente, todas as perguntas, mas no final dava uma derrapada feia. “estava indo tão bem” lamentava-se o brilhante aluno.

É o que acaba de acontecer com Lula em seu vitorioso périplo pela Europa. Recebido como estadista na França por Macron, na Alemanha pelo futuro Chanceler, Olaf Scholz, sucessor de Ângela Merkel, na Espanha pelo primeiro ministro, na Bélgica pela EU.

Em entrevista a El Pais de Madri, não foi capaz de criticar o truculento ditador Nicaraguense. Pisou no tomate.

*****

Respostas

1 – Porque elas são muda
2 – Puxando a tigela dele
3 – Porque tinha muitos problemas
4 – O extermina a dor do futuro
5 – Forre este grampo

* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia. * colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel 12.

Veja Também, além de Sarapatel 12:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/14/sarapatel-no11-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/09/sarapatel-no10-por-ismael-rielli/