Pet das Águas salva égua prenha de maus tratos

Na manhã deste domingo, dia 12, as voluntárias do Pet das Águas atenderam uma ocorrência de maus tratos a uma égua prenha, nas proximidades do Cavalinho Branco, em Águas de Lindoia. A ação contou com a ajuda dos Bombeiros Voluntários, pois a égua estava presa numa valeta.

Segundo conta a ativista pelos direitos dos animais, integrante do grupo Pet das Águas, Pâmela Ferreira, ela e a sua parceira de ativismo, Kátia Ribeiro, foram acionadas devido nas proximidades do Cavalinho Branco, acesso ao loteamento, havia uma égua caída e aparentemente muito debilitada.

As voluntárias foram ao local dos fatos e constataram que a égua realmente estava em péssimas condições de saúde, necessitando de ajuda para se erguer e também de tratamento veterinário. Elas acionaram os Bombeiros Voluntários de Águas de Lindoia e a veterinária Graziela Menck. A ocorrência finalizou por volta das 18h30.

Segundo Pâmela Ferreira, a veterinária Graziela Menck atendeu o animal no local e informou que a égua está prenha. Além de atendimentos de emergência, o animal recebeu comida e foi transportado para um novo pasto para recuperar saúde.

Nesta segunda-feira, dia 13, as ativistas do Pet das Águas vão protocolar a denúncia de maus tratos na Delegacia de Polícia Civil de Águas de Lindoia. Segundo apurado, o animal foi vendido a R$ 200 para o atual dono, já em condição física de abandono.

O atual dono estaria no trabalho quando a porteira do local onde a égua estava teria sido aberta e ela escapou. Segundo Pâmela Ferreira, será pedido o indiciamento por maus tratos do antigo dono. Ela não revelou o nome do agressor, mas disse que ele já responde por outros crimes de maus trato a animais.

égua
Veterinária Graziela Menck examinando e medicando o animal (Divulgação / Pet das Águas)

O que diz a lei

A Lei 1.095/2019 aumentou a punição para quem pratica maus tratos, fere ou mutila animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

A prática de abuso e maus tratos a animais é punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Até 2019 o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

Fotos: Divulgação /Pet das Águas

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/12/08/gil-cria-consultorio-veterinario-publico-em-aguas-de-lindoia/