CONSCIÊNCIA NEGRA, por Celso Antunes

Hoje, 20 de novembro, é o 50º aniversário do “Dia da Consciência Negra” criado em 1971.

O “Dia Nacional da Consciência Negra” é lei sancionada em 2003 pela então presidente Lula, passando a pertencer ao calendário escolar.

Após 133 anos da Abolição os negros ainda lutam por direitos de inclusão social como acontece hoje a jornada, em quase uma centena de cidades o “Fora Bolsonaro racista”.

O protesto simboliza a luta contra o “racismo institucional”, como ocorreu com o programa nacional de saúde integral da população negra, aprovado há anos, foi engavetado.

O governo tem que ser absolutamente antirracista, pois a população negra é a que mais depende, o risco de mortes quatro vezes maior para a população negra em relação à população branca ficou evidente na pandemia.

A mentalidade dos senhores de escravos vem se mantendo nos dias atuais, por outras formas, o colonialismo e a escravização.

A discriminação racial é sentida em todas as áreas de atividade tornando a população negra socialmente excluída e relegada às favelas e periferias.

A vingança dos escravocratas pela abolição dos escravos foi decretar o exílio do Imperador D. Pedro II e proclamar a República.

Marechal Deodoro, eleito presidente da República, sua primeira Lei Penal foi punir a vagabundagem dos negros como são hoje os milhões de desempregados do país.

O espírito dessa lei que confunde negros pobres com vagabundos se materializa na barbaridade dos maiores índices de mortes por policiais.

A “Consciência Negra” tem por objetivo que os negros tenham o conhecimento de si mesmo e despertem para a luta contra a discriminação racial e a desigualdade social.

Entre todas as injustiças contra o negro, a maior delas é a educação como esclareceu o grande pedagogo: “Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes.” (Paulo Freire).

Até quando?

 

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP), escreve toda semana neste espaço.

Leia também, além de CONSCIÊNCIA NEGRA  leia outras crônicas de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/16/sofrencia-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/05/a-lei-ora-a-lei-por-celso-antunes/