Moradora alerta sobre perigo de cães bravos na Rua Morangão

A moradora de Águas de Lindoia, Vani Maciel, procurou o Tribuna das Águas para fazer um apelo quanto ao perigo de cães bravos soltos nas rua Morangão, no Bela Vista. Ela tem um filho de 10 anos que na sexta-feira, dia 29 de outubro, teve que correr dos cães e se acidentou.

O menino estuda na EE DR. Vicente Rizzo e, segundo Vani, precisa passar pelo local para ir a escola. Na rua Morangão três cães amedrontam quem passa, com latidos e perseguição. Segundo a moradora, a situação está fugindo do controle.

“Moro no bairro Bela Vista. Meu filho estuda no Rizzo e vem tendo problemas para chegar a escola devido uma cachorros bravos que o dono deixa solto na rua…”, relata.

A mãe está desesperada, pois o filho estava indo pra escola e se deparou com os cães, e diante da situação, sofreu uma queda e se machucou.

“..ele caiu e fez um ferimento muito grave na perna. Peço a gentileza que publiquem essa matéria para que o dono dos cães mantenha-os presos no quintal para que evite mais acidentes como esse”, solicita Vani Maciel.

morangão
Ferimento da perna do garoto de 10 anos, que caiu ao correr dos cães

Vani destaca que um motoboy, entregador de água, viu o ferimento do seu filho e disse que por várias vezes também foi atacado pelos cães devido a moto. Ela espera alguma ação das autoridades sanitárias do município. Na segunda-feira, dia 1 de novembro, esta reportagem acesso a Defesa Civil de Águas de Lindoia.

O voluntário Wellington Ramos ficou de averiguar a situação e junto ao coordenador da Defesa Civil de Águas de Lindoia fazer contato com o proprietário do animal. O telefone 24 horas da Defesa Civil é 19 98387-6116.

O que diz a Lei

São várias a discussão sobre este tipo de situação, onde animais soltos e bravos colocam em risco a vida de terceiros. Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisou um caso que envolveu o ataque de cão da raça pit bull a um carteiro.

O ataque aconteceu quando o carteiro trabalhava. O cachorro pulou o muro da casa onde vivia e atacou o homem de 63 anos, o deixando gravemente ferido. Segundo relatos do processo, a vítima teve a perna muito machucada e precisou passar por cirurgia, e em decorrência das lesões, o carteiro foi aposentado por invalidez.

Na ação, foi apresentado que as despesas médicas  totalizaram R$ 17.784,15 e foram custeadas pelo plano de saúde dos Correios. Os Correios ajuizou ação contra o dono do animal, mas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgou o pedido improcedente, e a empresa recorreu então ao STJ.

O ministro Luis Felipe Salomão, relator do REsp 1.379.885, explicou não ser possível modificar a decisão porque o pedido de ressarcimento dos valores não deveria ter sido feito pela empregadora do carteiro – no caso, os Correios –, e sim pela pessoa jurídica do plano de saúde.

Danos materiais

O art. 936 do Código Civil de 2002 descreve a responsabilidade que o dono tem pelos danos e prejuízos causados por seus animais:

Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.

A responsabilidade mencionada no artigo não tem necessidade de prova da culpa do proprietário do animal, basta que o animal cause um prejuízo que seu dono responde. A lei permite que, se o proprietário provar que houve culpa da vítima, ou que o fato decorreu de força maior, ele não seja responsabilizado.

Foto: Rua Morangão, trecho onde os cães atacam (Arquivo pessoal Vani Maciel)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/10/31/voluntarios-da-defesa-civil-de-aguas-resgatam-cao-ferido-em-mata/?fbclid=IwAR2ILH-sfm5kJKz0ajX2YPtK2jsQg-43TY3uOMNaY38IFkgyBQv6g6PASxk