Lindoia confirma 2ª dose de Astrazeneca e 3ª dose para 85 anos +

Apesar da falta de Vacina Astrazeneca em São Paulo e em outros estados do Brasil, a cidade de Lindoia confirma a vacinação Covid-19, 2ª dose com o imunizante para aqueles que tem a imunização prevista até o dia 22/09,  e também está atendendo com a  3ª dose as pessoas de 85 anos ou +. A vacinação da 2ª dose será na Unidade Básica de Saúde, na Praça Dr. Getúlio Vargas, a partir das 13h30 na quarta-feira, dia 15.

Além da vacinação 2ª dose Astrazeneca, o  Lindoia continua agendando a primeira dose para todos os munícipes maiores de 12 anos.  A vacinação de adolescentes e demais idades, será no mesmo local, embora a Diretoria de Saúde esteja acordando com a Diretoria de Educação a possibilidade de promover a vacinação dos adolescentes. Escola Municipal Iracema de Souza Freitas, no Centro da cidade. Até o fechamento dessa edição ainda não havia confirmação.

Não falta vacina Astrazeneca em Lindoia

Segundo o diretor de Saúde, João Henrique Pinto de Oliveira, até agora, não faltam doses de vacina Astrazeneca em Lindoia devido a organização do consumo feita pela equipe da Saúde. O fato possibilitou assim a reserva da imunização Astrazeneca para a 2ª dose nesta semana e 3ª dose (enquanto durar os estoques). O município espera receber novas doses  de vacinas nos próximos dias, para dar continuidade de vacinação Covid-19.

Vacinação 3ª dose

Além de todos os grupos par imunização da Covid-19, Lindoia nesta semana também atenderá idosos acima de 85 anos para a 3ª dose.  A vacinação 3ª dose é feita por agendamento da própria Unidade Básica de Saúde, da Praça Dr. Getúlio Vargas e na residência para pessoas acamadas.

Falta de vacina Astrazeneca em SP

Desde o final da semana passada existe falta vacina Astrazeneca para imunização de 2ª dose da população do Estado de São Paulo, como o Caso de Águas de Lindoia . Em nota, a Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia, através de sua assessoria de Comunicação informou na sexta-feira, dia 10:

“Devido a falta de envio de mais de 1 milhão de doses das vacinas da Fiocruz/Astrazeneca do Ministério da Saúde para o Estado de São Paulo, o município de Águas de Lindoia não possui mais estoques deste fabricante para prosseguir com a aplicação da segunda dose – um fato alheio aos esforços e ao trabalho exemplar realizado pela equipe de vacinação da Prefeitura Municipal”, destaca o documento.

Nesta semana, no calendário semanal de vacinação não há referência em Águas de Lindoia de aplicação de 2ª dose da Astrazeneca e nem da Pfizer em substituição a vacina faltante.

“Ainda não há previsão sobre nova entrega de doses da Fiocruz/Astrazeneca e assim que isso ocorrer, informaremos a população para que a aplicação das vacinas deste fabricante seja continuada. Ainda será necessário que o Ministério da Saúde faça o envio de mais de 3,2 milhões de doses ao Estado para que o cronograma até outubro seja concretizado em todo o Estado e, por consequência, em Águas de Lindoia”, informas a assessoria de Comunicação do Município de Águas de Lindoia.

Entenda o caso da falta de Astrazeneca

O governo de São Paulo afirma que há atraso no envio das vacinas da AstraZeneca para o estado, causando a falta do imunizante em alguns municípios de São Paulo . Segundo o governo, já deveriam ter sido disponibilizadas mais um milhão de doses para a segunda fase da imunização desde 4 de setembro.

Do outro lado, o Ministério da Saúde, contesta essa informação e diz que o estado de São Paulo usou para primeira dose parte do estoque que deveria ser reservada para a 2ª dose. O MS afirma que foram enviadas para São Paulo 12,4 milhões de doses para primeira aplicação e 9,2 milhões de doses para a 2ª etapa. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, o estado fez 13,99 milhões de aplicações de primeira dose.

Foto: Divulgação / Reprodução Arquivo – Pessoas acamadas receberão a 3ª dose em casa

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/13/covid-aguas-vacina-jovens-entre-12-e-13-anos-e-faz-repescagem-ate-17-anos/