Lindoia: Festa de São Benedito termina no domingo (19) com show de MP2

A comunidade católica de São Benedito e Santa Efigênia promove durante todo o feriado prolongado de Corpus Christi, em Lindoia, a festa em homenagem aos santos.A Tradicional Festa de São Benedito está de volta, pois com a quarentena deixou de ser realizada.

A Festa de São Benedito versão 2022 começou nesta quinta-feira, dia 16 e termina no domingo, dia 19. Todas as noites no largo da igreja, na subida para Águas de Lindoia haverá show, brinquedos, show de prêmios e praça de alimentação. O grupo MP2 é a atração do encerramento da festa.

Na parte religiosa, neste sábado, dia 18, haverá missa e no domingo procissão e missa solene. Logo após a missa celebrada na comunidade, por volta das 20h, turistas e moradores podem conferir a festa.

A praça de alimentação traz a diversidade de produtos da gastronomia típica da época junina. Com apoio da Prefeitura de Lindoia, a programação musical da festa conta com shows artísticos:

  • Sexta-feira, dia 17, show de Playboy Piseiro
  • Sábado, dia 18, AlCapone’s Acústico
  • domingo, dia 19, MP2

Saiba um pouco sobre São Benedito  e Santa Efigênea

São Benedito – Nasceu na Sicília, por volta de 1526, filho de pretos que haviam sido escravos ou que descendiam de outros que o tinham sido. Ingressou num convento franciscano de Palermo, capital da Sicília, e foi religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, pela humildade e pela obediência.

Embora simples irmão leigo e analfabeto, a sabedoria e o discernimento que possuía fizeram com que fosse nomeado mestre de noviços e mais tarde fosse eleito superior do convento. Atendia a consultas de muitas pessoas que o procuravam para pedir conselhos e orientação segura.

Foi favorecido por Deus com o dom dos milagres. Tendo concluído seu período como superior, retornou com humildade e naturalidade para a cozinha do convento, reassumindo com alegria as funções modestas que antes desempenhara. E assim, na mais sublime indiferença pela sua própria pessoa, faleceu com fama de eminente santidade.

Foi canonizado em 1807 e é um dos padroeiros de Palermo. No Brasil, entre os escravos e as pessoas de cor, foi muito difundida sua devoção, geralmente associada à de Nossa Senhora do Rosário, à de Santo Elesbão, Imperador negro da Etiópia, e à de Santa Efigênia, princesa também negra e igualmente etíope.

Santa Efigênia – Conforme alguns relatos cristãos, ela era uma princesa que se converteu ao cristianismo e foi batizada por São Mateus. Depois disso, fez um voto de castidade e não aceitou se casar com um rei que era sobrinho de seu pai.

A santa é conhecida como protetora dos lares porque, na mesma época, fundou um convento. O rei que foi rejeitado, por vingança, mandou incendiar o local. A santa, ao saber do desastre, rezou com muita fé e, com isso, conseguiu salvar o templo sagrado. Além de proteção, Santa Efigênia também é invocada para quem deseja conquistar a casa própria.

Fotos: Festa começou na quinta-feira, dia 16, em Lindoia

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/17/monte-siao-casal-de-namorados-morre-em-acidente-na-br-459/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/16/governo-de-sp-tera-concurso-para-professores-e-servidores-de-etecs-e-fatecs/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/16/policia-rodoviaria-federal-ativa-operacao-corpus-christi-para-reduzir-acidentes/