Mulher desaparecida em Águas é encontrada pela GCM de Socorro

No domingo, dia 05, a GCM de Socorro localizou uma mulher, moradora de Águas de Lindoia, que estava desaparecida desde sábado, dia 04.

A pessoa desaparecida é MAAM, e seus familiares divulgaram pelas redes sociais que ela havia sumido na madrugada de sábado, dia 04 .  Nas publicações um pedido de ajuda, informando que a mulher estava passando por alguns problemas e fazendo uso de medicação controlada e estava sem tomar a dose necessária para seu equilíbrio.

Segundo os relatos da GCM de Socorro, durante patrulhamento pela Rodovia Capitão Barduíno (SP 008), de acesso Socorro / Lindoia, próximo ao trevo dos Pereiras, por volta das 14 horas de domingo, dia 05, os policiais GCM Tortelli e GCM Fernandes avistaram uma mulher com as mesmas características da que havia desaparecido em Águas de Lindoia.

Ainda de acordo com os registros da GCM de Socorro, no mesmo instante em que os policiais se aproximaram de MAAM, de imediato, constataram que se tratava da mesma pessoa divulgada nas redes sociais. “A mulher estava desorientada e falava coisas sem sentido”, destaca as anotações dos GCM.

Enquanto eles acompanhavam a mulher para não perde-la de vista, entraram em contato com os familiares dela, que se deslocaram até Socorro para buscá-la. Os familiares de MAAM agradeceram aos policiais e disseram estar aliviados com o feliz com o reencontro.

O que fazer em caso de desaparecimento de pessoa?

Dicas importantes para quem passa pela situação de desaparecimento de uma pessoa da família ou amiga:

  • Para agilizar o processo de busca de pessoas desaparecidas, é primordial que a ocorrência seja feita na delegacia mais próxima, no primeiro momento após a identificação do sumiço.
  • Ao fazer a ocorrência é importante fornecer o máximo de informações na delegacia, o número do telefone celular do desaparecido e, se possível, o IMEI do aparelho, além de foto atualizada.
  • Após o registro do desaparecimento, a polícia inicia a investigação com buscas em toda a rede de hospitais e Instituto Médico-Legal (IML). O objetivo é localizar pessoas que possam ter dado entrada nesses lugares sem consciência, vítimas de acidente ou após falecimento.
  • O próximo passo é a abertura de inquérito policial para investigar se houve crime. Nos casos de suspeita de sequestro, pode ser solicitada a quebra do sigilo de dados e das comunicações telefônicas.
  • Os motivos de desaparecimento de pessoas geralmente são: fuga de casa, motivadas por brigas residenciais, uso de drogas e doenças que provocam esquecimento do endereço residencial ou ausência de realidade.

Desaparecimento de crianças e adolescentes

A investigação imediata em caso de desaparecimento de crianças ou adolescentes é uma garantia legal (Lei Federal nº 11.259, de 2005). A família deve comunicar ainda outros órgãos, como Conselhos Tutelares, centros de referência de assistência social (Cras) etc.

Foto: Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/03/aguas-de-lindoia-saae-decreta-estado-de-emergencia-e-multa-desperdicio-de-agua/