EM Dona Ina completa 30 anos neste sábado (21)

Conheça a história de uma das escolas “mais querida” de Monte Sião

A equipe gestora da EM “Dona Ina” e toda a comunidade escolar comemoram nesta semana, no sábado (21),  os 30 anos de fundação da instituição.A data é marcada por muita alegria, gratidão e amor. A escola teve muitas mudanças denominativas e legislativas, mas mantém no coração monte-sionense emoções boas, de infância e educação escolar.

Segundo a apresentação da equipe gestora, o histórico da escola inicia a partir da Lei Municipal número 1.129 de vinte de agosto de mil novecentos e noventa e um, que criou a Pré-Escola Municipal “Dona Ina”, sendo registrada na Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais no livro número seis, folha 196 sob o número 1.960.

Ina
Logo da comemoração dos 30 anos da EM “Dona Ina” (Divulgação)

Segue o texto na íntegra:

“A Pré-Escola Municipal “Dona Ina” tem esse nome em homenagem a professora que lecionou na Escola Infantil Nossa Senhora da Medalha. Era Pároco de Monte Sião o Padre Gustavo Moreira de Abreu que convidou a senhorita Angelina Odete Pennacchi, filha do senhor José Pennacchi, para ensinar os filhos dos paroquianos que ainda não freqüentavam o Grupo Escolar.

Assim a jovem iniciou a sua carreira. Algum tempo depois, a Prefeitura Municipal de Monte Sião, assumiu os encargos salariais e Dona Ina, como era chamada por todos, passou a ser professora municipal e seus alunos, ao deixarem a escola infantil, já dominavam o alfabeto, conheciam os números arábicos e romanos, sabiam as operações básicas da matemática, sabiam recitar, cantar e alguns sabiam até declamar.

Com a Lei número 5.692/71, a escola infantil passou a ser Pré-Escola e foi assumida pelo Estado, pertencendo a Escola Estadual Dom Otávio Chagas até a década de 90, quando com a Lei número 9394/96 houve o início da municipalização e a Prefeitura assumiu toda a rede de Ensino Infantil.

Em um ato de justiça, prestou-se uma homenagem àquela que escreveu a primeira página dessa história e quem em vida pode receber tal homenagem”.

Dados atuais:

Atualmente já com as novas instalações, a Escola Municipal “Dona Ina” funciona na rua José Rieli, número 51, localizada no centro da cidade. A Instituição atende cerca de 600 alunos com diversas faixas etárias, os mesmos se encontram dentro do Ensino Fundamental I, respectivamente do 1˚ ao 5˚ ano.

Segundo a equipe gestora: “Contamos com 66 funcionários, dentre professores, secretárias, diretoria, supervisoras, estagiárias, inspetor e auxiliares. No dia 21 de Agosto de 2021, a Escola Municipal Dona Ina completa 30 anos de feliz existência, onde podemos dizer que muito contribui para uma educação de qualidade no município, pois vem tecendo a sua história, com as cores da paz, da alegria, do amor, da responsabilidade e da certeza do dever cumprido através do trabalho de sua equipe”.

Ina
Angelina Odete Pennacchi, a Dona Ina, com seus alunos na missão de ensinar (divulgação / arquivo pessoal)

Homenagem

“Dona Ina, da família dos imigrantes Giuseppe Pennacchi e Giovanna Wossi, professora primária, cheia de ternura e muita vontade, ensinava o bê-a-bá para a criançada travessa da roça e da cidade, sempre alegre e determinada também nas aulas de catecismo da Igreja Matriz.

Dona Ina chegou a dirigir o primeiro pré-escolar de Monte Sião, ministrando aulas com muito amor e paciência, fazendo de sua famosa escolinha o acontecimento mais alegre e concorrido de todos os fins de ano.”

Texto de Walkíria Canela de Souza, Supervisora Pedagógica do Escola Municipal Dona Ina.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/17/aguas-de-lindoia-aviesp-expo-ja-tem-74-dos-estandes-vendidos/