Mococa, Palmeiras e Lot. Gumercindo recebem vacinação contra raiva neste domingo

No domingo, 6, a Vigilância Sanitária de Monte Sião realiza a campanha contra a raiva animal nos bairros Palmeiras, Mococa e Loteamento Gumercindo. Podem ser vacinados cães e gatos com idade a partir dos três meses.

No Palmeiras, uma equipe da vigilância estará na quadra do bairro. Os moradores do Loteamento Gumercindo devem levar os animais até o terreno da igreja. Em ambos locais, o horário da vacinação será das 8h às 10h.

Já no Bairro da Mococa, a estrutura da campanha antirrábica será montada no posto de saúde, no período das 8h às 12h.

Para evitar aglomeração, devido à pandemia do coronavírus, a Vigilância Sanitária pede para que apenas uma pessoa leve o animal aos locais de vacinação.

Além disso, o responsável deve usar máscara. Recomenda-se também que, para seguir as diretrizes de distanciamento social, crianças e idosos não compareçam à campanha.

De acordo com a programação da Vigilância, a imunização acontecerá nos próximos domingos de setembro e no primeiro domingo de outubro nos bairros rurais de Monte Sião. Os dias, locais e horários podem ser conferidos no cartaz abaixo.

Iniciada no dia 16 de agosto na área urbana da cidade, a campanha deve vacinar cerca de seis mil animais, entre cães e gatos.

A raiva é transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura. A doença também pode ser transmitida pela arranhadura ou lambedura desses animais.

A raiva se caracteriza como uma encefalite progressiva com letalidade de aproximadamente 100%. É uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano pela vacinação de cães e gatos, além da existência de medidas eficientes de prevenção, como a imunização humana, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.