Lindoia Open de Sambo Olímpico acontece de sexta a domingo

A Prefeitura de Lindoia divulgou nesta quarta-feira, dia 11, que será sede da primeira do Lindoia Open de Sambo Olímpico, de sexta-feira, dia 13 a domingo, dia 15. O evento será transmitido online e pela TV aberta no canal ISTV ( http://www.istv.com.br) .

O Lindoia Open de Sambo Olímpico integra o Campeonato Brasileiro de Sambo realizado pela Confederação Brasileira de Arte Sambo – CBAS. O Evento acontecerá no Ginásio Luiz Gonzaga Coli Beghini, na Rua Pedro Kachan,  em Lindoia.

A programação prevê o seguinte cronograma: Dia 13/08 com inicio das competições às 15h00; Dia 14/08 – 09:00 às 17h00 e Dia 15/08 – 09h00 às 14h00.

A Arte Sambo é uma modalidade de arte marcial híbrida de origem russa e possui quase movimentos diversos e técnicas englobando as distâncias de combate: punhos, cotovelos, joelhos, pernas, quedas, projeções, raspagens, estrangulamentos, chaves e todos os tipos de submissões.

Trata-se de um sistema de Luta Olímpica (Wrestling) com elementos de Judô, com algumas modalidades incluindo ainda golpes traumáticos (socos e chutes).

Pioneirismo

A cidade de Lindoia, segundo os organizadores do evento, será pioneira em realizar este evento uma vez que a luta russa acabou de ser oficializada como modalidade olímpica, com previsão de estréia para os próximos jogos olímpicos, em 2024.

Em Lindoia, com 3 dias de eventos a Diretoria de Esportes juntamente com a Prefeitura de Lindoia estão estruturando a cidade para que o evento aconteça com toda segurança seguindo todos os protocolos de contra a COVID-19.

Ainda segundo a organização do evento, por se tratar a arte sambo de um esporte híbrido, atletas de outras modalidades como MMA, judô, wrestling, luta livre, hapikdo podem participar.

A arte sambo pode ser competida em 3 modalidades:

  • Sambo esportivo: em termos de estilo, seria, uma mescla da luta olímpica (Wrestling) e o Judô. A competição é semelhante a luta japonesa, com algumas diferenças em relação às regras, protocolo e uniforme. Por exemplo, permite todas as chaves de perna.
  • Sambo Combat: É a raiz do esporte. Inclui formas de combate completas, incluindo chutes e socos, assemelhando assim ao MMA.
  • Beach Sambo: Modalidade de projeções em quadra de areia ou praia.

Foto: Reprodução / Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/10/jorge-helou-filho-vence-torneio-de-tenis-da-serj/