Sarapatel Nº 5, por Ismael Rielli

Sarapatel Nº 5

Saudade é um mal que consiste

Em se sofrer por vontade

Mas na vida o quanto é triste

Não ter de quem ter saudade!

                                                       Bastos tigre

*****

É triste, muito triste; é ruim, muito ruim para Pérola das Estâncias o encerramento das atividades do majestoso, imponente, confortável Hotel Vacance. Cerca de 200 desempregados. Um forte abalo para a nossa cidade.

Sarapatel Nº 5

São previsíveis as dificuldades que enfrentam e enfrentarão os grandes hotéis especializados em convenções, que tão logo não voltarão a ocorrer. Não bastam 3 outros hotéis, há anos fechados; Hotel Lindóia, Hotel das Fontes e Hotel Cacique (felizmente em reforma).

O Hotel das Fontes construído com muito esforço – com um lapso de paralisação – pelos irmãos D’auria era um hotel confortável, bem localizado com uma grande clientela judia; administrado com esmero pelos D’auria. Judeus e Árabes eram e ainda são frequentadores fiéis de nossa estância. Infelizmente depois de leiloado o simpático Hotel das Fontes continua fechado.

*****

 O tradicional Hotel Lindóia, um dos primeiros, em magnifica localização tinha dentro de sí um enorme salão, batizado Boate Copacabana onde em 1954 recebi meu diploma do grupo escolar. Vendido pro finado Motel Clube Minas Gerais começou a decadência até que fechou, permanecendo inoperante até hoje, depois de, na gestão Ambar, ter sido sede da prefeitura. Boa e feliz iniciativa que a administração caranguejo que o sucedeu tratou, asinha, de voltar pro acanhado e desconfortável antigo Parque Hotel.

Tivesse permanecido lá a prefeitura já poderia tê-lo comprado, reformado dotando-nos de uma instalação digna ao nosso executivo.

*****

Ia sugerir ao Gile II, que está com os cofres abarrotados, desapropriasse, mas soube que um “tubarão” de Curitiba o comprou, o que não é uma má noticia.

Mais dia, menos dia ele será restaurado e reinaugurado.

Não bastassem esses hotéis fechados temos também, há, anos, no coração da cidade, um grande shopping paralisado dando uma aparência negativa pra Pérola das Estâncias.

Outra grande construção paralisada na Ruas das Rosas, ao lado do Pingo Brabo, foi vendida e vai ser terminada. Ótima notícia!!!

*****

Agora, lamentável mesmo foi o que aconteceu no Jardim Europa. Um magnifico projeto do Museu do automóvel abortou, com a morte trágica do sonhador empresário.

*****

O mito está derretendo

Pesquisas insuspeitas da Folha nos informam que s maioria dos brasileiros acha que o debochado genocida é: desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e burro.

Está em queda livre com 25% de intenção de votos. Corre o risco de não ir pro segundo turno, se segundo turno for necessário.

Como é que os briosos gaúchos elegeram o patusco Senador Luiz Carlos Heinze?

Um capadócio, um cloroquinista fanático, de poucas letras que assaca contra as investigações e agride amiúde o Português.

Afirma que HOUVERAM muitas companhas; não Heinze HOUVE. O verbo haver  aqui é impessoal; não tem sujeito e só se emprega na 3ª pessoa do singular. Muitas campanhas é objeto direto.

Já os sergipanos escolheram dois jovens guapos excelentes senadores Rogério Carvalho do PT – médico e Alessandro Vieira da cidadania – delegado, um perquiridor de truz, com perguntas precisas, cirúrgicas, contundentes. Dá gosto ouvi-lo.

*****

Lutou bravamente. Lutou quanto pode, mas a Covid-19 o derrotou.

Alessandro do Tradição, arrimo de família, batalhador incansável, muito popular, muito querido, otimista inveterado deixou-nos, deixando triste a cidade, na semana passada.

Que a prima luzia encontre força suficiente para carregar cruz que lhe coube.

*****

 Penas por seres magrinha,

Miudinha de feição.

Num peitinho delicado

Está mais perto o coração.

* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia. * colaboração de Rodrigo Martins na revisão de Sarapatel Nº 5.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja Também

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/28/sarapatel-no-4-por-ismael-rielli/