Dória flexibiliza regras de transição e abre comércio até às 23h

Novas medidas passam a valer na sexta-feira (9). Governo do Estado mantém toque de recolher de 23h às 6h

O governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, dia 07, mais uma flexibilização das regras de enfrentamento da pandemia Covid-19, dentro da fase de transição do Plano São Paulo, com a ampliação do funcionamento de comércios e serviços até às 23 h.

Além do governo do estado ampliar o funcionamento das atividades econômicas para às 23h, também aumentou a capacidade para 60% de ocupação dos estabelecimentos. Segundo as informações passadas na Coletiva de Imprensa com as autoridades sanitárias e governamentais do Estado de São Paulo, as prefeituras podem adotar medidas mais restritivas através de decretos municipais.

O governo estadual ao anunciar a flexibilização das regras da fase de transição do Plano São Paulo, que vigora em todo o estado até 31 de julho, libera a partir de sexta-feira, dia 9, o Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7), com sede em Campinas (SP), para que fiscalizem o funcionamento dos setores econômicos com funcionamento até 23h e com capacidade de 60%, sendo que, antes o funcionamento encerrava às 21h e a ocupação era limitada em 40%.

Apesar das mudanças, o toque de recolher foi mantido, mas agora comvigência entre 23h e 6h.

Segundo o governador João Dória, na coletiva de imprensa, os índices da pandemia melhoraram no estado de São Paulo. No entanto, as autoridades em saúde ressaltaram a preocupação com a Variante Delta do Novo Coronavírus, Covid-19, cepa considerada um desafio mundial no combate a pandemia.

Números

O Estado de São Paulo tem registrado redução diária de internações em leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). No interior do estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID-19 está em 69%. Na Grande São Paulo a ocupação é de 64%, e na Baixada Santista, 44%. Em uma semana houve redução nos três índices em todo o Estado de São Paulo: 20,6% no número de casos, 11,4% nas internações e 10,6% nos óbitos.

Confira as novas regras da fase de transição:

  • Atividades comerciais: atendimento presencial entre 6h e 23h
  • Atividades religiosas: atividades presenciais individuais e coletivas
  • Serviços gerais (restaurantes, cultura, salões de beleza, academias): Atendimento presencial entre 6h e 23h, com última entrada de clientes até 22h. Até 60% da capacidade de ocupação dos estabelecimentos
  • Toque de recolher de 23h às 6h

Toque de Recolher

O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, com horário entre 23h e 5h a partir de sexta. A recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias estão mantidos.

A fase de transição do Plano São Paulo foi implantada no estado em 18 de abril. Desde então, foi flexibilizada em diversos momentos.

 

Foto: Governador João Doria, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/05/covid-19-monte-alegre-aplicou-em-5071-e-aguas-5058-da-populacao/