Abafadores de fogo são construídos em oficina realizada em Amparo

A Prefeitura de Amparo, por meio da coordenadoria de Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros  da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou, na manhã de terça-feira (22), uma oficina de construção de abafadores de fogo.

Os abafadores são utilizados para combater incêndio em vegetação e uma ferramenta importante no combate as queimadas.

O trabalho tem o objetivo de aumentar o número de colaboradores e também para que o proprietário tenha ferramentas que ajudem numa ocorrência, dentro de sua propriedade.

Pelo menos 10 proprietários de áreas com vegetação participam da iniciativa e se dedicaram a aprender a construir abafadores.

Na próxima terça-feira (29) mais uma oficina acontece no Paço Municipal, a partir das 9h. O interessado em participar necessita confirmar a participação pelo telefone (19) 3817-9300, na Secretaria de Segurança Pública.

As empresas Fernandez Papel e Química Amparo foram citadas pela Defesa Civil de Amparo e agradecidas  pela doação do material para a montagem dos equipamentos.

A ação é parte do projeto Flor da Montanha Sem Chamas, que tem por objetivo reduzir o número de queimadas durante o período seco.

Abafador

Em época das secas, os incêndios se tornam comuns em zonas rurais e em outros locais com grande quantidade de vegetação.

Uma simples faísca, ocasionada por raios, ou fogo, pode dar início a um incêndio de grandes proporções, principalmente, em regiões em que a vegetação está seca.

Em algumas situações, esse tipo de incêndio pode ocorrer em áreas de difícil acesso, por isso, o uso do abafador manual para combate a incêndio é o equipamento mais rápido para evitar que o fogo alastre-se e que cause ainda mais estragos.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/22/saude-de-amparo-diz-que-internacoes-cairam-46-apos-lockdown/