Amparo confirma Retorno Seguro das atividades para segunda-feira (14)

 Milhares de testes Antígenos  SWAB serão custeados pela Prefeitura para garantir volta ao “normal”, pós lockdown

A partir de segunda-feira (14), após o segundo final de semana de lockdown, Amparo sai da Fase Emergencial  do Plano São Paulo e inicia o Plano Retorno Seguro. A circulação de pessoas e o funcionamento das atividades comerciais e de serviços na cidade serão graduais.

Segundo divulgado pela Prefeitura de Amparo   nesta quinta-feira (10), o Plano Retorno Seguro das atividades econômicas terá várias ações, uma delas é a criação de uma agenda de testes do tipo Antígeno SWAB para identificar possíveis portadores da COVID-19 positivados e isolá-los do trabalho.

As empresas deverão fazer um cadastro no http://site amparo.sp.gov.br/retorno-seguro   e receberão o agendamento da testagem no WhatsApp. Para realizar os testes a estrutura do Ginásio do Centro Esportivo do Trabalhador será utilizada.

Volta ao “normal” será lenta

De acordo com o plano divulgado nesta quinta-feira (10), do dia 14 ao dia 20 de junho, os serviços essenciais e não essenciais poderão funcionar, mas não poderão atender ao público presencialmente.

O atendimento do comércio, restaurantes e lanchonetes deverá ser realizado apenas por meio de retiradas, entregas ou drive-thru.

Neste período, a lei permite atender presencialmente apenas as atividades de saúde, segurança, funerários, mercados, padarias, oficinas mecânicas, indústrias, instituições bancárias, construção civil e obras, transporte individual, postos de combustível, correio e abastecimento de água e energia.

Atividades esportivas individuais e ao ar livre também são liberadas. Os serviços administrativos deverão atender preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial fica condicionado a forma individual e com hora marcada.

Segundo o Plano Retorno Seguro, os serviços de entrega, retirada e drive-thru poderão ser realizados das 8h às 23h59.  A Prestação de serviços, clínicas e escritórios em geral poderão funcionar das 8h às 20h, seguindo todos os protocolos sanitários.

Normalização das atividades comerciais

A partir do dia 21 de junho, Amparo adotará as medidas do “Retorno Seguro”, momento em que serão retomadas as atividades presenciais em todos os estabelecimentos, de acordo com regras determinadas para cada setor.

No plano de retomada das atividades, só poderão voltar ao trabalho presencial com atendimento ao público os funcionários e prestadores de serviço do comércio que estiverem testados negativos para a Covid-19 com o teste antígeno ou RT-PCR.

Durante a próxima semana, os estabelecimentos que atendem ao público deverão fazer um cadastro no site da prefeitura com as informações da empresa, como área útil no local, quantidade de funcionários e protocolos sanitários.

Com essas informações, será determinado quantos clientes cada estabelecimento pode atender por vez e quais os protocolos de higiene que deverão ser cumpridos a partir do dia 21 de junho, quando o comércio volta a poder atender ao público presencialmente.

De acordo com o Plano Retorno Seguro, os estabelecimentos deverão obedecer ao protocolo sanitário municipal e garantir o distanciamento entre pessoas dentro do estabelecimento, de acordo com o estabelecido no Decreto nº 6.293, de 10 de junho de 2021.

O atendimento presencial de cada estabelecimento ficará condicionado à obediência dos protocolos e limites estabelecidos pela prefeitura. O descumprimento das determinações do decreto municipal acarretarão no fechamento do estabelecimento por 15 dias.

Os estabelecimentos só estarão autorizados a funcionar após comprovarem que estão seguindo as determinações de testagem dos funcionários e protocolos necessários, para então receberem o “selo de boas práticas” da prefeitura e assim estarem permitidos a realizar atendimentos presenciais.

Os estabelecimentos que já estavam realizando atendimento presencial na Fase Emergencial terão 15 dias para comprovar a testagem negativa para Covid-19 dos funcionários.

A Prefeitura de Amparo informou que durante os dias de lockdown, de sexta-feira a domingo, o telefone 156 está disponível, das 8h às 16h, exclusivamente para o esclarecimento de dúvidas a respeito do novo decreto municipal.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/10/gil-fecha-comercio-e-reduz-50-a-lotacao-dos-onibus-de-12-a-28-de-junho/