Amparo: Escola Estadual Rangel Pestana completa 118 anos

A Escola Estadual Rangel Pestana, em Amparo, completará 118 anos nesta sexta-feira (18). Considerada a restrição de eventos presenciais em razão da pandemia, a celebração será por meio de um ato com a divulgação de mensagens e depoimentos nas mídias sociais, com alunos e o corpo educacional.

A unidade faz parte do conjunto de escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930. Atende atualmente 636 alunos, desde o 6º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A escola traz um histórico de formação educacional tradicional, na formação de avós, pais e filhos. Além de todo valor cultural, histórico e arquitetônico, para a comunidade escolar e no município”, explica a diretora Regina Estela Moretto Endrighi, que atua na Educação há 32 anos.

Curiosidades na escola

A diretora da EE Rangel Pestana conta que, em 2015, o prédio sediou parte das gravações do filme “O Escaravelho do Diabo” – uma adaptação do clássico homônimo da literatura infanto-juvenil de Lúcia Machado de Almeida.

Milton Rosa foi aluno do antigo primário da Rangel Pestana, entre 1969 e 1972. Para ele, a escola representou o início de seu interesse pela carreira profissional, relacionado com a docência. Hoje, é professor universitário e pesquisador em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (MG) com diversos artigos publicados.

Segundo o professor, a Rangel Pestana representa um alento para a educação brasileira pois “sua história de lutas, conquistas e vitórias nos mostra que os nossos alunos podem e devem ser bem-sucedidos em suas vidas pessoal, profissional e acadêmica, e que a educação, apesar de todas as dificuldades e percalços, essa instituição de ensino ainda continua sendo um ambiente de transformação social”.

Milton Rosa complementa: “O vencer das dificuldades da Escola Rangel Pestana somente demonstra a sua representatividade no contexto atual da educação nacional, ao educar e formar cidadãos que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.”

O prédio e sua história

A EE Rangel Pestana teve seu funcionamento inicial em um prédio particular, na rua Duque de Caxias, em 1903, com a denominação de 2º Grupo Escolar de Amparo, posteriormente transferido para outro edifício projetado por Manuel Sabater.

A atual diretora Regina Estela descreve a escola com suas janelas verticais, portas grandes e pintura de arabescos nas paredes. Ela ainda ressalta a “escadaria interna em madeira de lei, com corrimãos esculpidos à mão, por artesãos. Assoalhos e forros de madeira de lei e porão com estruturas das colunas de sustentação em arcos”.

O prédio, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) pela Resolução 60 de 21/07/2010, passou por diversas reformas executadas pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), sendo a última em agosto de 2013.

No processo de tombamento destaca-se “a qualidade do conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica”.

Foto: Divulgação SeducSP