Comandante da PM de Águas de Lindoia é transferido para Amparo

Sgto Brito se despede do Comando da PM local com entrevista Exclusiva

Neste domingo (13), faz exatamente um mês da entrega da nova sede do Destacamento da PM de Águas de Lindoia, e é também o último dia do comandante Sgto PM Brito na cidade, pois foi transferido para Amparo.

Sgto Luis Brito atuou como comandante da PM em Águas de Lindoia por 5 anos. Ele assumirá em Amparo outra função e será substituído pelo Sgto PM Pires, que assume o comando local nesta segunda-feira (14).

Em entrevista ao Tribuna das Águas, o ex-comandante Brito, fez um relato de seu trabalho nesse tempo que comandou o destacamento de Águas de Lindoia.

Brito chegou na cidade, para assumir seu cargo de comandante da PM, em 31 de janeiro de 2016, trabalhando na função por cinco anos e cinco meses.

O comandante da PM de Águas de Lindoia destaca que entre tantos desafios, como policiamento nos campeonatos de futebol das categorias de bases; megaeventos como Autos Antigos, o maior de todos foi “conquistar a confiança dos empresários, autoridades e população”.

Embora reconheça erros e acertos, Brito comenta sua afetividade com Águas de Lindoia.

“Meu maior legado é ser reconhecido pela população de Águas de Lindoia, que confia muito em mim, e que passa a ter carinho de amizade pela minha pessoa. Já trabalhei em várias cidades e regiões da capital, porém, nunca vi uma sociedade tão carinhosa, educada, reconhecedora e simpática como aqui. Vou sentir muitas saudades de todos”, comenta.

 

Balanço de trabalho

Para o Sgto Brito, a sensação de segurança em Águas de Lindoia transpôs e muito o limite do ideal nesses últimos 5 anos.

“Cada área correspondente houve melhoras significativas. Junto com o Doutor Percival conseguimos pôr fim nas quadrilhas do tráfico de drogas e afins. Hoje, o traficante não tem mais sossego, os chefes, subchefes, gerentes e demais comparsas estão presos ou foram presos, o resultado, o tráfico de drogas migrou para outros locais e horário de funcionamento”, explica

Ainda sobre o enfrentamento ao tráfico de drogas, Brito destaca que antigamente, as bocas de fumo que funcionavam, dia e noite, foram afetadas com o policiamento ostensivo.

“Mudamos nossas estratégias para também prender esses traficantes. Para se ter uma ideia, tínhamos boca de fumo na Caixa D’água, Rua das Rosas, Rua dos Abacateiros, Lago Cavalinho Branco, Rua Campinas, Rua Pistóia, Rua Piracicaba, Rua Domingues Lazari, Rua Fagundes Varela, Rua Fernando Pessoa, Rua Vinicius de Morais, Rua Érico Veríssimo, e Rua Revolução Constitucionalista, destas, sabemos que apenas da Pistoia e Fernando pessoa ainda funcionam, porém de forma bem reduzida”, comenta sgto Brito.

Ele afirma que se o trabalho de repressão continuar, é possível tornar a cidade sem estes comércios ativos. “Logo não teremos nenhuma biqueira ativa Águas de Lindoia”.

Ainda, num balanço de dados, Sgto. Brito comenta com orgulho que todos os indicadores criminais caíram durante o tempo de seu trabalho em Águas de Lindoia.

“Chegamos ao ponto de termos apenas um furto de objeto por mês, sendo que no passado não distante a marca era de 20 para cima, dependendo do mês. Do ano passado para cá foram mais de 150 pessoas presas na cidade, recorde, que nenhuma cidade do estado, proporcionalmente, teve até o momento, portanto, o maior desafio do novo comandante é apenas manter o com está, não pode baixar a guarda, senão eles voltam”, desabafa.

Sobre as ações ao longo desses 5 anos no Comando da PM de Águas de Lindoia, Brito destaca: “Nos grandes eventos, com contatos e confiança dos meus superiores, potencializei o policiamento com vinda do helicóptero Águia da PM, Cavalaria, ROCAM de Campinas e BAEP, algo totalmente inédito na cidade”.

Decepções

Quando perguntado de suas mágoas e decepções, Sgto Brito abre o coração: “Aprendi no cerne da carne, que os maiores malfeitores da população são os políticos, com exceções é claro, que, mesmo sabendo dos prejuízos em prol da população, colocam seus egos acima de tudo e de todos, e nessa brincadeira quem mais padece são os mais pobres”, desabafa.

Expectativas

Sgto Brito assume nesta segunda-feira (14) nova função no CGP, Comando de Grupo Patrulha, que abrange todo policiamento ostensivo operacional da região do Circuito das Águas. Com relação as expectativas, ele pontua: “sempre com a mesma dedicação e ímpeto”.

Foto: Arquivo