Novo decreto Covid-19 pode ser publicado hoje em Águas de Lindoia

Medidas têm por base ação dos prefeitos da microrregião do Circuito das Águas e, em especial, a lotação 100% do Hospital São Camilo

O prefeito Gil Helou (PSDB) informou, na manhã desta quinta-feira (11), que a Prefeitura de Águas de Lindoia publicará logo um  novo decreto com medidas mais restritivas para conter a pandemia da Covid-19.

Segundo o prefeito Gil Helou, em reunião online realizada na tarde de ontem (quarta-feira, 09), os prefeitos das cidades de Lindoia, Serra Negra e Socorro definiram medidas conjuntas para enfrentar esta fase da Pandemia Covid-19.

As principais medidas deverão ser as mesmas em todos os municípios, respeitando as particularidades de cada cidade. Cada município publicará um novo decreto nos próximos dias.

A expectativa dos prefeitos da região, segundo Gil Helou, é de que as medidas a serem tomadas, neste novo decreto, gerem um impacto positivo na redução de casos e, por consequência, no número de internações em leitos de enfermaria e de UTI por Covid-19 na região.

Gil Helou disse que Águas de Lindoia deve editar um decreto ainda nesta quinta-feira (10) definindo as ações que serão tomadas. O lockdown aos sábados e domingos, incluindo comércio em geral, com atendimento sem público, não está descartado. “Vamos ter que dar uma controlada na situação para não ter que fechar tudo em julho”, comentou.

Hospital São Camilo está com mais de 100% de ocupação

O hospital São Camilo está totalmente ocupado e o município tem o maior número de casos ativos desde o início da Pandemia. Segundo o Boletim Informativo da Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia, divulgado nesta tarde, a cidade está com 195 casos ativos de Covid-19. Porém,  174 pessoas permanecem em isolamento domiciliar, mas 21 pessoas estão em internação hospitalar (15 em Águas de Lindoia e 6 em UTI´s de outros municípios).

A ocupação do hospital é de 20 leitos, sendo 13 para tratamento de doentes Covid-19.

No início da tarde desta quinta-feira (10), a direção do Hospital São Camilo se reuniu com o prefeito Gil Helou para relatar a situação enfrentada pela Instituição devido à Pandemia. Hoje, o hospital está lotado, sem espaço, sem equipamentos e sem profissionais para poder ampliar a quantidade de leitos.

Segundo números apresentados pela Secretaria de Saúde, em toda a região de Campinas quase 200 pessoas aguardam leitos normais de internação e 95 aguardam leitos de UTI.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/08/vinholi-recebe-pedido-de-prorrogacao-de-11-leitos-de-utis-na-regiao/