Lindoia anuncia testagem Covid-19 em massa neste sábado

A Prefeitura Municipal de Lindoia anunciou nesta quinta-feira (6) que irá testar parte de sua população, para Covid-19, nos próximos dias. Segundo divulgado na página oficial da Prefeitura, nas redes sociais, a testagem em massa começa neste sábado (8), a partir das 9 horas, no Recinto de Exposições “Prefeito Antônio Toledo”, no Laguinho.

A população será testada com testes rápidos de Covid-19, em sistema drive-thru para motoristas, ou a pé para pedestres. A Diretoria Municipal de Saúde informa que é necessário levar um comprovante de residência de Lindoia para realizar o teste. Pode ser conta de água, luz, telefone e a identidade.

Segundo a Diretoria Municipal de Saúde, a testagem vai ajudar na detecção de casos assintomáticos e na ação medicamentosa rápida, para os casos de Covid-19 recentes. Lindoia recebeu 720 testes rápidos de Covid-19 da Prefeitura de Amparo.

“Com mais essa testagem atingiremos cerca de 10%, da população, na totalidade o percentual de testes realizados atingirá cerca de 30%. Os testes rápidos detectam se a pessoa está com o vírus no momento ou se já teve a doença anteriormente”, destaca texto de divulgação da testagem  na página da Prefeitura de Lindoia.

A testagem neste sábado é organizada pela Diretoria Municipal de Saúde. A expectativa é testar um número grande de munícipes para a adiantar o combate a enfermidade com medicação e isolamento social.

COMO FUNCIONA O TESTE RÁPIDO PARA COVID-19

O teste rápido para covid-19 consiste num cassete de plástico (similar àqueles de testes de gravidez encontrados em farmácias) com um pequeno poço onde se coloca algumas gotas de sangue da pessoa a ser testada. O sangue passa, então, por uma fita absorvente que o leva até a área onde está o reagente.

O reagente é uma substância que, quando entra em contato com os anticorpos muda de cor, indicando a presença deles na amostra avaliada. Caso a pessoa tenha produzido anticorpos para o Novo Coronavírus, duas faixas coloridas aparecerão no mostrador e o resultado é positivo. Caso o sangue não apresente anticorpos, aparece apenas uma faixa e o resultado é negativo. Se o mostrador continuar branco, o teste deu errado e deve ser refeito.

Testes rápidos para covid-19 mostrando resultados positivo e negativo. Eles avaliam a presença de dois tipos de anticorpos diferentes, IgG e IgM. O significado do teste depende de quais dessas proteínas foi identificada. Quando o resultado é positivo apenas para IgM, significa que a pessoa está ou esteve recentemente infectada. Quando o resultado é positivo para IgG significa que a pessoa já entrou em contato com o vírus no passado.

Vale lembrar que o resultado positivo para anticorpos não significa que a pessoa está com o vírus no momento do teste pois tanto a IgM e, especialmente, a IgG permanecem presentes no sangue por longos períodos após o fim da infecção.

Segundo o Ministério da Saúde, os testes rápidos apresentaram uma especificidade mínima de 94% para o anticorpo IgM, ou seja, 94 em cada 100 pessoas realmente sem os anticorpos IgM apresentaram um teste negativo (ou seja, que não detectou o IgM) e as 6 pessoas que restaram, apesar de não terem esse anticorpo, apresentaram um teste positivo (chamamos de falso-positivo). Já a sensibilidade mínima foi de 85% para o IgM, ou seja, 85 a cada 100 pessoas realmente com anticorpos IgM apresentaram teste positivo (ou seja, que detectou o IgM) e as 15 pessoas que restaram, apesar de terem esse anticorpo, apresentaram um teste negativo (chamamos de falso-negativo).

Solidariedade
Durante a testagem, a Prefeitura de Lindoia vai arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados pelo Fundo Social de Solidariedade que  encaminhará ás famílias carentes na cidade.
Foto: Divulgação