Pocai não flexibiliza Onda Roxa e comerciantes fazem carreata

O Prefeito José Pocai Júnior (PSL) divulgou um vídeo na noite  de ontem, quinta-feira, dia 8, dizendo que não flexibilizará a Onda Roxa em Monte Sião, causando indignação de comerciantes que organizaram para hoje, às 14 horas, uma carreata em protesto.

Segundo o prefeito de Monte Sião, após se reunir com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 no município, analisar a gravidade da pandemia e diante da manifestação do representante do Ministério Público sobre as implicações e riscos da flexibilização da lei estadual, decidiu pela não flexibilização da Onda Roxa.

A informação gerou muita revolta entre os empresários que possuem empresas que desde o dia 17 de março, com a instalação da Onda Roxa em todo o estado, inicialmente, até 31 de março, depois prorrogada até 11 de abril e agora até o dia 18.

Em protesto, um grupo de comerciantes marcou para esta sexta-feira, dia 9,  às 14 horas, uma carreata com saída do Pavilhão, contra o fechamento das lojas e a impossibilidade de trabalharem.

Eles estavam confiantes que José Pocai Júnior acompanhasse da cidade vizinha, Jacutinga, Melquiades Araújo (SD), que flexibilizou as regras da Onda Roxa imposta pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Através do Decreto 4883, de 7 de abril de 2021, que começou a vigorar quinta-feira, dia 08,  A Prefeitura de Jacutinga permitiu funcionamento de salões de beleza e o funcionamento do comércio com as portas fechadas entre outros (veja detalhes em https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/04/08/jacutinga-flexibiliza-regras-da-onda-roxa/ ).

“Somos todos essenciais”

O movimento “Somos Todos Essenciais” surgiu em grupos de conversas nas redes sociais e se formalizou na segunda-feira, dia 5, quando empresários se reuniram para pedir a abertura do comércio em Monte Sião ao prefeito José Pocai Junior. A reunião aconteceu no salão anexo a Prefeitura de Monte Sião e contou com cerca de 70 pessoas.

O prefeito José Pocai Júnior (PSL) recebeu os comerciantes por volta das 15h. Também estiveram presente os vereadores Décio Fred (PSD), Platini Pereira (PTB), Maurício Zucato Júnior (PSDB) Benedito Donizete da Silva (PSDB) e Egedielson Fernandes Maciel (PV).

Os comerciantes se manifestaram contra a  medida decretado pelo governador  Romeu Zema (Novo) que prorrogou no dia 31 de março que decidiu prorrogar a vigência da Onda Roxa do programa Minas Consciente até 11 de abril em todo o estado. Agora foi prorrogada até dia 18.

Segundo os comerciantes, a medida se dá na tentativa de conter o avanço da Covid-19, mas não está atingindo os objetivos e causando prejuízos para o comércio de Monte Sião. Eles também questionaram as filas formadas em supermercados e agências bancárias.

No geral, querem saber por que só o comércio está pagando a conta do combate a pandemia, se podem trabalhar com regras sanitárias, sem fechar as portas. Os grupo de empresários do comércio deixou claro que não vai aceitar nova prorrogação.

Outro ponto apresentado na reunião pelos comerciantes foi o fato das malharias estarem trabalhando e muitas com 20 ou mais pessoas, sem a devida fiscalização do município. Algumas empresas estão abertas no mesmo ramo que outras que fechadas, porque o decreto proíbe o funcionamento do comércio e não indústria.

Chamado do grupo de comerciantes está nas redes sociais

Foto: Comerciante Mohamed faz chamada no facebook para a carreata às 14 horas (reprodução)

Veja também

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/04/05/empresarios-querem-abertura-do-comercio-em-monte-siao/