Serra Negra vai integrar consórcio de municípios para aquisição de vacinas

O Prefeito de Serra Negra Elmir Chedid (DEM) participou na tarde desta segunda-feira, 1º de março, de uma reunião, através de videoconferência, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas contra a covid-19 por consórcio de municípios.

“Desde o início de fevereiro temos batalhado para adquirir vacinas para imunizar a população de Serra Negra. Temos dinheiro em caixa reservado para isso e esperamos conseguir”, disse o Prefeito.

Ao final da videoconferência, os prefeitos assinaram um protocolo de intenções com a finalidade de aderir ao consórcio público para a aquisição de vacinas contra a covid-19. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenhado para a compra de equipamentos, medicamentos e insumos.

Consórcio da FNP

A criação do consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19 recebeu 100 adesões nesta segunda-feira, 1º de março, primeiro dia para manifestação de interesse por parte de prefeitos e prefeitas. O movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) deu prazo até sexta-feira (5) para que os municípios façam a adesão. A previsão é que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes.

Como vai funcionar o consórcio:

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas. O prazo para manifestação de interesse termina na sexta-feira (5); Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio; Os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP; Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público; Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.

 

Com informações do G1 / Foto: divulgação / Prefeitura de Serra Negra