Cidades da região regridem para fase laranja do Plano São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 26,  a nova classificação de fases do Plano SP. A região de Campinas (SP) que abrange as cidades do Circuito das Águas regrediu da fase amarela para a fase laranja do Plano São Paulo, que define as fases de abertura das atividades econômicas durante a quarentena contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Esta é a 23ª classificação do plano.

Segundo os relatos na apresentação feita pelos gestores estaduais de Saúde, a reclassificação para uma etapa mais restritiva se deu por conta da alta na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 no Departamento Regional de Saúde 7 (DRS 7), com sede em Campinas. Segundo o estado, o índice está em 73,4%.

Em outros três critérios, o DRS 7 segue com indicadores da fase amarela. São eles: novos casos por 100 mil habitantes, novas internações por 100 mil habitantes e novas mortes por 100 mil habitantes. Um quinta critério, o de oferta de leitos de UTI Covid a cada 100 mil moradores, está com índice da fase verde.

Além da reclassificação,  Governo do Estado também implantou nesta sexta-feira o toque de restrição entre 23h e 5h.

Os municípios que compõem o DRS 7  Campinas são: Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.

Veja as regras da fase laranja:

  • Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido;
  • Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores;
  • Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia;
  • Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h;
  • Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.
  • Fim da fase amarela