Consórcio para compra de vacinas tem adesão de seis municípios da região do Circuito das Águas

Iniciativa foi lançada na segunda-feira por cerca de 300 prefeitos

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada nesta quarta-feira, 03, pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos. Na listagem das cidades que manifestaram interesse de adesão ao Consórcio Público aparecem:

549 48.463 SP PEDREIRA, HAMILTON BERNARDES JUNIOR;

553 29.452 SP SERRA NEGRA, ELMIR KALIL ABI CHEDID;

557 18.808 SP ÁGUAS DE LINDÓIA, GILBERTO ABDOU HELOU;

563 8.092; SP LINDÓIA, LUCIANO FRANCISCO DE GODOI LOPES;

612 58.722 SP ; 620 41.352 SP SOCORRO JOSUÉ RICARDO LOPES e

612 58.722 SP JAGUARIÚNA, MÁRCIO GUSTAVO BERNARDES REIS

(dados relativos as 11h de 03/03/2021).

As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira, 05. A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está no site da Frente nacional dos Prefeitos https://multimidia.fnp.org.br/biblioteca/documentos/item/928-lista-atualizada-3-3-21-11h-municipios-que-manifestaram-interesse-em-aderir-ao-consorcio-publico-para-compra-de-vacinas

 

Foto: Divulgação / Prefeito de Águas de Lindoia, Gil Helou, participou na segunda-feira, dia 1º de março, da reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que debateu a compra de vacinas contra a Covid-19 pelas administrações municipais. Além dele, os prefeitos de Socorro, Serra Negra, Lindoia, Jaguariúna e Pederira também assinaram o termo de interesse na compra pelo Consórcio