Plano SP terá reclassificação na quarta-feira devido alta nas internações por Covid-19 no estado

Nesta segunda-feira, 22, os agentes do Governo do Estado de São Paulo informaram que novas restrições à mobilidade dos moradores do estado serão anunciadas na quarta-feira, 24.

Na coletiva de hoje João Gabbardo e Pedro Menezes, coordenadores do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, e Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde, atualizaram números referentes ao status da pandemia e explicaram a necessidade de ações (Divulgação)

Segundo anunciado, as medidas serão detalhadas na quarta-feira e valerão a partir da próxima sexta-feira, 26. O Plano São Paulo está condicionado aos índices de novos casos, internações e óbitos por Covid-19 nas regiões do estado e permite a reabertura econômica das regiões de forma gradual. A última reclassificação geral do Plano SP foi feita na sexta-feira, 19. O Circuito das Águas pertence a Região de Campinas, onde hoje (segunda-feira, 22) a prefeitura determinou a adoção de regras da fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP, e a partir desta terça-feira, 23, entre 21h e 5h. Com isso, apenas atividades essenciais poderão funcionar no período até o dia 1º de março.

O agravamento da situação em Campinas foi confirmado no domingo, 21, quando a administração municipal informou que a rede pública de saúde atingiu a lotação máxima nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19. Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação, incluindo a rede privada, chegou a 89,53%.

Assim, a coletiva de hoje segue este aumento nas internações por Covid-19 no estado. João Gabbardo e Pedro Menezes, coordenadores do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, e Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde, atualizaram números referentes ao status da pandemia e explicaram de que forma os especialistas da saúde na gestão paulista deverão agir para tentar mitigar a pandemia nas regiões mais afetadas.

De acordo com Gorinchteyn, o estado está com uma ocupação média de leitos de UTI para Covid-19 de 67,9%, enquanto a Grande São Paulo vê uma ocupação de 67,8%. O secretário ressaltou o incremento de 5,6% nas internações no estado desde a última semana epidemiológica.

Menezes, do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, afirmou que é preciso olhar com maior atenção para algumas regiões do interior do estado. Segundo Menezes, o crescimento nas taxas de ocupação de algumas regiões interioranas pode demonstrar que a epidemia está saindo do controle.

Gabbardo concorda que a taxa de ocupação de leitos é um indicativo de como a pandemia está se comportando nas regiões, e que a continuação dos números de internação em patamares elevados mostra que a circulação do vírus continua intensa.

Atualmente, segundo dados da Secretária estadual de Saúde, São Paulo conta com 6.410 pessoas internadas para tratamento de Covid-19, número recorde no estado. A máxima anterior havia sido de 6.250. Segundo o coordenador, o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo apresentou ao governo estadual um conjunto de “recomendações extraordinárias, para além do que está previsto no Plano SP”. O governo está analisando as recomendações e preparando atos jurídicos para os anúncios de quarta-feira.

Menezes completa que algumas cidades já estão com medidas mais restritivas do que o Plano SP recomenda. É o caso, por exemplo, da cidade de Araraquara, que atualmente está na Fase Vermelha, a mais restritiva do programa, a cidade decretou um lockdown para tentar frear o avanço da variante brasileira da Covid-19. A P.1 começou em Manaus, já se espalhou pelo Brasil e foi detectada na semana passada no estado de São Paulo, com mais de 10 casos só em Araraquara.