Vacinação de idosos com mais de 90 anos já começou em Lindoia e Águas de Lindoia

Neste novo lote o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19 são os idosos acima de 90 anos (Divulgação e Reprodução / Tânia Rego / Agência Brasil)

A partir desta segunda-feira, 8, algumas cidades da região começam a vacinação de idosos acima de 90 anos contra a Covid-19.  Outras adiantaram o calendário como foi o caso de Lindoia que vacinou três idosos na sexta-feira, 5,  para atender a demanda das doses contidas no frasco da vacinação de profissionais da Saúde. Segundo apurado, o primeiro idoso vacinado foi um homem, cuja idade era a mais longínqua entre os cadastrados. Em Águas de Lindóia a vacinação também já começou para quem tem mais de 90 anos no sábado, 06.

Segundo o cronograma estadual, a previsão é que idosos de 85 a 89 anos recebam a primeira dose da vacina a partir do dia 15 de fevereiro. Alguns municípios podem definir a ampliação dessa faixa, de acordo com o número de doses e público-alvo ou antecipá-las, caso tenha doses que necessitam ser aplicadas para que não se perca. A imunização continua para os profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia, seguindo os planos municipais.

Em Lindoia o cadastramento é presencial das 8h às 12h no PSF I – Praça Getúlio Vargas, 143, Centro, ou pelo Whatsapp 19 97165-0985. É preciso informar foto do RG com CPF ou CNH, cartão da família, se houver, comprovante de endereço, número de telefone e se o idoso for acamado. Estimativa de 40 idosos sejam vacinados a partir desta segunda-feira, 08.

A vacinação contra o Covid-19, segundo a Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia conta com 4 lotes de vacina para imunização da população. O primeiro lote com 172 doses foi destinado aos profissionais da saúde do Hospital São Camilo e funcionários do Lar São Camilo de Lélis, bem como aos profissionais da linha de frente dos Postos de Saúde do Município. O segundo lote (140 doses) foi destinado ao restante dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, e todos os internos do Lar São Camilo de Lélis que não apresentavam sintomas gripais. O terceiro lote (110 doses) foi destinado aos profissionais da saúde da rede privada (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços socais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares).Na quinta-feira, 4, foi iniciada a vacinação dos fisioterapeutas terminou na sexta-feira, 05.

O quarto lote (100 doses) veio exclusivamente destinado a pessoas com idade acima de 90 anos que começou no sábado, 6. Para realizar o cadastro, a pessoa ou familiar deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do telefone (19) 3824-6136 e a vacinação ocorrerá ao longo da semana. As pessoas cadastradas serão informadas sobre o dia, hora e local da aplicação. Os interessados em mais informações devem procurar a Secretaria de Saúde na Rua Colômbia, 190.

Em Socorro, a imunização acontece das 8h às 16h no Centro de Vacinação, localizado no Centro de Lazer do Trabalhador, na Avenida José Maria de Faria, 71, Salto. As pessoas que possuem familiares dos acamados precisam procurar uma unidade de saúde no bairro para fazer o agendamento. Os cadastros são presenciais na prefeitura; o formulário está disponível no site da prefeitura. No município o cadastramento para profissionais de saúde da rede privada foi prorrogado até dia 26.

Já em Serra Negra os idosos acima de 90 anos serão imunizados no Centro de Convenções, das 8h às 16h. Para ter acesso a vacinação é necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. Os familiares de idosos acamados e sem condições de locomoção devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua residência para informar os dados para cadastramento. A Prefeitura disponibilizou canais para tirar dúvidas e esclarecimentos pelo email [email protected] e pelo telefone (19) 99754-4864.

Em Monte Alegre do Sul o cadastro é online no site da prefeitura ou através do mapeamento realizado pelo posto de saúde. Segundo informado, as enfermeiras vão entrar em contato com os cadastrados para agendar a vacinação. A imunização será de segunda à sexta, a partir das 9h no Centro de Saúde III, na Rua Prefeito José Amaral, Vila Alice.