ONG desenvolve ação junto a proprietários com produção Agroflorestal para preservar nascentes

Divulgação ONG Copaíba
André Jardim, da Frutos da Paineira, em Bueno Brandão (MG), fez plantio das 4.300 mudas por meio do Raízes do Mogi Guaçu
Divulgação / ONG Copaíba
Na propriedade de Mariana da Mota Medeiros e Paulo de Araújo Cintra Ribeiro, em Monte Sião (MG), o plantio de 3 mil mudas

O Programa Raízes do Mogi Guaçu, executado pela Associação Ambientalista Copaíba, fruto da parceria entre a International Paper e o WWF-Brasil, cruzou a fronteira SP – MG e chegou a duas áreas cujos proprietários trabalham com Sistemas Agroflorestais. Esses sistemas produtivos combinam culturas agrícolas com árvores florestais e frutíferas na mesma área, buscando uma utilização mais eficiente dos recursos naturais como solo, água e energia.

Para André Jardim, proprietário da Frutos da Paineira, em Bueno Brandão (MG), o plantio das 4.300 mudas por meio do Raízes do Mogi Guaçu é a esperança de recuperação da nascente que existe em sua propriedade. “Ela está desativada e há poucas árvores ao redor. Nosso objetivo com o reflorestamento, além da recuperação da nascente, é trazer a mata para frente e chegar perto da produção agroflorestal”, conta. “Acreditamos que é possível plantar alimento integrando a natureza, sem desmatar, e que não estamos plantando árvores e, sim, água. Em breve a nascente irá se recuperar e teremos água em nossa propriedade”, enfatizou.

Na propriedade dos sócios Mariana da Mota Medeiros e Paulo de Araújo Cintra Ribeiro, que fica em Monte Sião (MG), o plantio de 3 mil mudas por meio do programa será fundamental para manter a saúde da terra onde o café é cultivado juntamente com outras espécies por meio do sistema agroflorestal.

“Desde quando compramos a propriedade, tínhamos o desejo de reflorestar o local, porém, não tínhamos a estrutura. Este plantio veio para adensar ainda mais a preservação da área onde temos uma mina de água, além de nos dar a oportunidade de executar um projeto junto com a Copaíba, uma instituição que sempre admiramos”, afirma Mariana. A proprietária também comenta sobre a oportunidade de colocar em prática um projeto educativo: “Minha ideia é ter um espaço para educação ambiental voltado para a restauração”, completa.

Mariana e André recomendam o programa Raízes do Mogi Guaçu para os vizinhos e parceiros: “Precisamos trazer esta mentalidade de produção de alimentos orgânicos e ecologicamente responsáveis, e de educação ambiental para toda a região”, afirmam.  “Não adianta eu fazer tudo certo em minha propriedade e meu vizinho usar agrotóxicos que chegam à minha plantação por meio do vento, ou então eu fazer um trabalho de reflorestamento e o outro desmatar e contaminar o lençol freático. É preciso levar a frente este trabalho de conscientização em toda a vizinhança, e mostrar que é possível trabalhar integrado com a natureza. Assim, todos saem ganhando”, conclui André.

Programa Raízes do Mogi Guaçu

O programa Raízes do Mogi Guaçu é fruto da parceria entre a International Paper, o WWF-Brasil e parceiros locais, como a Copaíba. Junto com os proprietários regionais da bacia do Rio Mogi Guaçu, o programa recupera áreas degradadas, a fim de aumentar o abastecimento de água das propriedades e da região como um todo. O programa fornece apoio ao proprietário na restauração das áreas mais importantes para conservação e também diversos benefícios que vão desde a doação das mudas nativas, insumos para o plantio, aporte técnico no plantio e materiais para o cercamento das nascentes, córregos e rios. Isso é muito importante, pois as florestas geram diversos benefícios, como diminuição da temperatura, atração de abelhas, habitat para animais silvestres, aumento da biodiversidade, entre outros

A Copaíba convida a todos os interessados em recuperar as suas propriedades a conhecer o Programa Raízes do Mogi Guaçu! Se você está nas regiões de Águas de Lindóia-SP, Bom Repouso-MG, Lindóia-SP, Monte Sião-MG, Munhoz-MG, Senador Amaral-MG, Serra Negra-SP Bueno Brandão e/ou Socorro-SP e está interessado em recuperar e conservar a sua nascente, entre em contato com a Copaíba pelo WhatsApp: (19) 9 9953-8382.