Saúde de Lindóia reúne comerciantes e revisa protocolos Covid-19

A reunião aconteceu no Centro Educacional e reuniu cerca de 70 pessoas

Na tarde de quinta-feira, 14, a Diretoria Municipal de Lindoia reuniu, no Centro Educacional, às 16 horas, comerciantes de diversos setores de atividades para discutir os protocolos referentes ao Plano SP, Fase Amarela e criar o Comitê Técnico Covid-19 participativo, em que as ações de combate e prevenção sejam amplamente divulgadas e implementadas. Para tanto, foram inscritos comerciantes para compor o Conselho Representativo da atividade comercial.

Na ocasião, o diretor de Saúde, João Henrique Pinto de Oliveira, destacou alguns pontos do Plano de ação de contingência contra o Covid-19 no estado e na cidade. A preocupação dos gestores de saúde é com a alta de contaminações nos últimos dias e com o relaxamento das ações preventivas. Ele destacou que algumas ações são necessárias por parte de toda população, como o uso de máscara, a higienização de mãos e o distanciamento em locais públicos.

Durante a reunião várias situações foram apresentadas e foi explicado pelos agentes de saúde como proceder e seguir um protocolo único, para todos os estabelecimentos. A situação dos bares foi apontada como uma das mais críticas com relação a aglomeração dentro dos estabelecimentos, porém as aglomerações fora, quando o limite máximo se esgota e as pessoas se juntam na expectativa de querer entrar, ou esperar a vez, são vistas em mais comércios, não só nos bares.

“A fila é responsabilidade do estabelecimento”, frisou o diretor de Saúde, destacando que vale para todos os setores, até bancários, pois se comprometeu a conversar e notificar todos os comércios dessa necessidade de não provocar aglomerações na espera de serviços.

As denúncias de descumprimento das regras sanitárias devem ser feitas via 153. Segundo o diretor de saúde, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Lindóia está apta a orientar os comerciantes e deve intensificar estes trabalhos, neste primeiro momento, mas pode também autuar negligências ou a desobediência. O momento agora é de diálogo e adequação.

O evento contou com a presença do prefeito Luciano Lopes (PSDB) na abertura. Ele pediu o máximo empenho e colaboração do setor comercial da cidade e, também, destacou a necessidade da ajuda de todos os setores da sociedade.