Lindoia: Luciano Lopes toma posse com promessa de governar para todos

Em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Lindoia, na manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, o prefeito eleito nas eleições de 2020 (40,08% dos votos) Luciano Lopes (PSDB) e seu vice, Luís Claudio Perciani (DEM), tomaram posse de seus cargos. A solenidade teve muita emoção e dualidade, uma vez que a mesa diretora da câmara será presidida pela bancada oposicionista.

A sessão atendeu aos protocolos de saúde relativos a covid-19, com distanciamento social, uso de máscara e de higienizadores para as mãos. Somente tiveram acesso à solenidade os funcionários do Legislativo, o pessoal de apoio ao evento e os candidatos. A cerimônia foi transmitida via canais digitais da Câmara e pelo tribunadasaguas.com.br (youtube e facebook).

Luciano Lopes fez um pronunciamento apaziguador, agradecendo os apoios que teve ao longo da campanha e ressaltando a importância do compromisso de ser chefe do Executivo. “Os desafios que iremos enfrentar nos próximos 4 anos: problemas financeiros, dívidas, orçamento vulnerável, infraestrutura precária principalmente na área de saneamento básico e, acima de tudo, esse vírus que precisamos vencer, destacou, complementando a necessidade de união para que esses obstáculos sejam superados.

“Não existe nenhuma forma de vencermos esses desafios se o poder Executivo não estiver alinhado com o Legislativo, discutindo propostas, ações, projetos, para fazer com que o nosso povo tenha uma vida mais digna. Nós temos a chance de mostrar que somos diferentes. Fazer uma nova história”, enfatizou destacando que não terá uma postura hostil com os opositores. “Não haverá de minha parte qualquer tipo de perseguição, seja com vereadores, funcionários ou população, pois entendemos que as eleições acabaram em 15 de novembro”, pontuou.

Luciano Lopes toma posse
Vice-prefeito, Luís Claudio Perciani (DEM), e prefeito de Lindoia, Luciano Lopes (PSDB), durante solenidade de posse na manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro

Dificuldade para conseguir informações

Na sequência, o prefeito recém-empossado falou das dificuldades de conseguir informações básicas para que serviços essenciais não parassem nesses primeiros dias de mandato. “Vamos precisar somar forças para fazer um desenvolvimento mais rápido da cidade”. Luciano disse que terá que avançar em muitas ações devido à dificuldade que seu grupo encontrou em manter diálogo com a administração passada no período de transição. Ele apontou o contrato com o Hospital São Camilo como um dos problemas a ser resolvido já na segunda-feira (04), pois o contrato chegou ao fim e não foi renovado. Luciano espera encaminhar para a Câmara, na segunda-feira, o novo contrato para que seja votado em sessão extraordinária e a população não seja prejudicada e fique sem atendimento.

Ao final, agradeceu a Nossa Senhora das graças e seus familiares, amigos e de forma especial e a todos os lindoianos que cumpriram o papel de cidadão ao irem as urnas e participarem da democracia nas eleições de 2020.

Já o vice-prefeito Luís Claudio Perciani fez um discurso mais efusivo. Ele agradeceu a todos, inclusive aqueles que não votaram nos eleitos. “Todos nós candidatos, eleitos ou não, fizemos parte do pleito e graças ao empenho de todos estamos aqui”. Ele agradeceu a ajuda de deputados que os apoiaram.

Sobre a conquista destaco: “Campanha essa que não foi fácil devido a muitas coisas, uma delas essa pandemia que estamos vivendo até hoje em nossa cidade e no país”…, “Campanha essa que nós lutamos com o poder da máquina pública em que não mediram esforços de usarem a máquina”.. , “mas, enfim estamos nós aqui com Luciano tomando posse. Nós dois que éramos candidatos desacreditados e sem credibilidade para ganhar. Muitos se manifestaram em vídeos com a falácia da corrupção nunca mais”, esbravejou que seus opositores não falavam nomes nas acusações.

Luciano Lopes toma posse

“Fomos eleitos pelo povo sofrido de nossa querida Lindóia porque Deus e o povo quis assim e aqui estamos e Lindóia está nas mãos de pessoas administradoras com olhar para as pessoas que precisam: saúde, educação, saneamento básico e ai se vai”, comentou, elogiando o grupo de diretores e chefes contratados para o trabalho nos próximos quatro anos. “Estamos com nossa equipe de diretores e chefes de alto nível, devido a qualificação e não por trocas políticas. Estão com muita garra para trabalhar em prol do nosso município”.

Luís Claudio também fez apelo aos vereadores: “Vocês podem confiar na gente, pois vamos atender a necessidade de todos de nossa cidade. Tarefa essa que não vai ser fácil, pois o que vimos por alto, Lindóia está quebrada. Mas pode ter certeza que vamos fazer o melhor, pois Lindóia merece mais”.

Oposição no comando da Câmara de Lindoia

A sessão de posse tanto dos membros do Legislativo como do Executivo para os próximos quatro anos (2021 – 2024) foi presidida pelo vereador mais votado Juliano Granconato (PSDB), que obteve 195 votos no pleito, e secretariada pelo vereador reeleito Bruno Tardelli (PSDB). Os vereadores Ednelson Batista Domingues (PSD), Bruno Tardelli, Rafael de Souza Pinto (PSB), Juliano Granconato (PSDB) fizeram uso da palavra após o juramento e a entrega de declarações de bens. Tomaram posse: Juliano Granconato (PSDB), Bruno Tardelli (PSDB); Maicon Jorge da Rosa (DEM); Carlos Alberto de Oliveira Machado (PSB); Jussara Demate Resende (PSB); Rafael de Souza Pinto (PSB); Berto Santos (DEM); Ednelson Batista Domingues (PSD) e João Trevisan (PL).

Ao final dos discursos dos eleitos houve a sessão da Câmara para a escolha da mesa diretora com eleição nominal. Foram eleitos: presidente – João Trevisan, que venceu por 5 votos a 4, o vereador Berto Santos; vice-presidente –Jussara Demate Resende, que venceu por 5 votos a 4, o vereador Bruno Tardelli; 1 secretário – Rafael de Souza Pinto, que venceu por 5 votos a 4 o vereador Juliano Granconato e 2 secretário, Carlos Alberto de Oliveira Machado, que venceu por 5 votos a 4, o vereador Maicon Jorge da Rosa.

O presidente eleito disse após a apuração do resultado da votação que a eleição para a presidência do Legislativo é apenas um símbolo, pois ele será um representante do povo em sua atuação na Câmara. “Povo de lindóia conte comigo”

Fotos: Divulgação / Aline Loiola e Carlos Alberto Salomão