MUDANÇA DO CLIMA

O tempo totalmente imprevisível com suas abruptas mudanças afeta sensivelmente o nosso biorritmo, representando um grande peso para a nossa circulação. Sentimos moleza e fadiga; até um colapso pode ser a consequência. Os problemas podem começar já logo de manhã: dor de cabeça, enxaqueca e cansaço. Por isso, temos que proteger a nossa circulação sanguínea. Como proceder? Devemos adaptar a nossa alimentação: comer menos e coisas leves, dando preferência à comida não gordurosa e que não causa flatulência, saladas preparadas com azeite, evitar fumo e álcool. É importante tomar bastante líquido (2 a 3 litros por dia), preferivelmente água mineral sem gás e/ou chá morno de roseira brava, melissa ou cominho. Convém adicionar à água um pouco de suco de limão.

Não sobrecarregue o seu estômago. Ao invés de 3 refeições diárias, é recomendável passar para 5 refeições leves. (E não esqueçam que o INTESTINO é o nosso segundo CÉREBRO. Nunca deve ser sobrecarregado, e isso vale especialmente para o tempo meteorológico que estamos passando, o qual é ainda agravado pelas tentações convidativas da gula nesta época natalina).

Sedentarismo é veneno para a circulação. Procure movimentar-se e fazer caminhadas ao ar livre. Quem vive muito sentado, prejudica o coração que diminui o trabalho. Isso significa que o sangue corre mais lento e, consequentemente, afeta a vitalidade, a circulação e o sistema imunológico, resultando assim em forte estresse do organismo no caso de mudanças abruptas do tempo.


A COLUNA VERTEBRAL

(continuação)

III – COLUNA TORÁCICA inferior

VERTEBRA:
6 – Problemas estomacais, azia
7 – Diabetes, úlceras do duodeno, problemas digestivos, soluço frequente
8 – Problemas do baço, fraqueza imunológica
9 – Alergias, produção hormonal disturbada nas glândulas suprarrenais
10 – Problemas renais e da pele
11 – Doenças da pele, enurese
12 – Flatulência, distúrbios de crescimento, sistema linfático, intestino delgado

Exercício de autoajuda para a coluna torácica inferior (Técnica “DORN)

Encoste-se numa aresta não aguda demais (batente da porta ou armário), para que possa sentir bem a sua coluna torácica inferior. Naturalmente, a aresta não deve descansar sobre os discos, mas ao lado, primeiro direto e depois esquerdo. Se dessa forma descobrir pontos sensíveis, aperte-os até sentir a pressão ainda agradável. A pressão nunca deve provocar dor. Durante todo esse procedimento, deixe a perna oposta oscilar bem solta a partir do quadril. É em direção a essa perna que você está empurrando a vértebra.


“Para determinar o ritmo do dia você deve aprender a ter um momento de quietude e harmonização logo de manhã, quando você acorda, antes que sua mente se embarace com os acontecimentos do dia. Sua vida é como uma tela em branco, sem nenhuma marca.

Deixe que as primeiras pinceladas ao despertar sejam firmes e definidas. Deixe que elas sejam plenas de amor, inspiração e expectativa do que de melhor possa acontecer para você neste dia que se inicia.”

Eileen Caddy

 

Publicado em 12 de dezembro de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.