Prefeitura pede união de setores para evitar aglomerações em Serra Negra

A Prefeitura de Serra Negra realizou, na manhã desta quinta-feira, 10, uma reunião com objetivo de reforçar as ações de combate ao coronavírus. O objetivo foi alinhar o discurso entre comerciantes, empresários e poder público para, assim, evitar aglomerações em locais públicos, bem como impedir que o funcionamento do comércio de Serra Negra sofra mais restrições.

Atualmente todo o estado de São Paulo encontra-se na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização econômica. Uma nova reclassificação acontece no dia 4 de janeiro. De acordo com a Secretaria de Saúde, os casos de covid-19 estão aumentando em Serra Negra.

O chefe de gabinete da Prefeitura, Wanderlei Lona; a secretária municipal de Saúde em exercício, Carolina Petronilho e a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Beatriz Spignardi, expuseram aos convidados o atual cenário do setor de epidemiologia referente aos casos de coronavírus na cidade.

“Nossa proposta é preparar a cidade para os próximos dias, que prometem mais pessoas circulando. Precisamos que todos estejam cientes e participando dessa prevenção porque, se desrespeitarmos as regras, colocaremos vidas em risco, além dos comércios estarem sujeitos a multas e punições”, resumiu Carolina, que ressaltou o aumento de casos confirmados na cidade. “A Saúde sozinha não tem pernas para isso”.

Entre os convidados, estavam o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia), José Luiz Machado; o diretor da Associação de Hotéis, Restaurantes e Similares de Serra Negra (Ashores), André Marinos; presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Achiles Mantovani; e os representantes da Associação Comércio Forte, Afonso Accorsi e Carlos Machado.

Conscientização

“A conscientização já vem sendo feita há meses. Todos já sabem o que pode ou não ser feito. Há leis regulamentando. Agora é preciso atuar no pontual. A prefeitura tem que chegar, apontar o erro, orientar e, se não for respeitada, multar”, declaram os representantes comerciais. Eles se comprometeram a repassar as diretrizes para todos seus associados e também citaram as ações que já estão sendo realizadas em cada setor comercial. “Agradecemos a oportunidade de sermos chamados antes de uma ação mais impositiva”, reforçaram.

Haverá ainda ações educativas pelas ruas da cidade quanto ao uso de máscaras e álcool em gel; barracas de orientação nas praças públicas e fiscalização mais invasiva onde há maior registro de ocorrências, como bares e restaurantes.

“A promotoria está atenta e exigindo esse trabalho em conjunto de todos. Para o bem da economia local e, principalmente, da saúde de nossos moradores e visitantes, não podemos flexibilizar para não sermos punidos”, comentou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Bocato, também presente na reunião.