Vacinação contra a pólio e multivacinação continuam até dia 30

Os postos de Águas de Lindoia continuam com a campanha de vacinação contra à poliomielite, com objetivo de vacinar crianças abaixo de cinco anos que ainda não se imunizaram. No município, mais de 85% do público-alvo tomou a vacina. A meta é vacinar 95% das crianças entre um e abaixo de cinco anos.

A cidade segue a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, que prorrogou mais uma vez a campanha em todo o Estado de São Paulo. Desta vez, o prazo final esta marcado para segunda-feira, 30, e é válido para todos os municípios paulistas, inclusive os do Circuito das Águas.

Objetivo é aumentar a cobertura vacinal e imunizar 95% do público-alvo. De acordo com a Secretaria, um milhão de crianças ainda precisam ser imunizadas contra paralisia infantil. Além disso, a campanha promove a imunização de crianças e adolescentes para atualização da carteira de vacinação.

Vacinas

Para garantir a prevenção contra a poliomielite (paralisia infantil), pais ou responsáveis por crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos devem levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP).

Na campanha de multivacinação, o foco é atualizar mais cadernetas, aplicando doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes. A meta é garantir a proteção contra os vírus que circulam no território e podem provocar cerca de 20 doenças.

Desde o início da campanha, em 5 de outubro, mais de 724,7 mil crianças e adolescentes de 5 a 14 anos comparecerem aos postos para atualização da carteira. Destes, 344,9 mil (47,6%) foram imunizadas. Já na faixa de crianças com menos de um ano, das 377,6 mil que estiveram nesses serviços, mais de 265,6 mil foram vacinadas, o que representa 70,3% do total.

Confira a tabela completas das vacinas disponíveis nos postos de saúde e suas respectivas coberturas.

Imagem: Agência Brasil