CARTA EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, por Celso Antunes

Endereçada às brasileiras e aos brasileiros essa Carta será lida no Largo São Francisco, Capital, em 11 de agosto próximo.

Redigida por professores, alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito da USP para defender o Estado Democrático de Direito, uma obrigação do Artigo 1º da Constituição Federal.

Deve ser lembrado que após 21 anos de ditadura militar (1964-1981), o Brasil voltava à normalidade da vida democrática. Houve a instalação da Assembléia Nacional Constituinte para elaborar a nova Constituição Nacional promulgada em 1988.

O espírito da redação constituinte surgiu de manifestações públicas colossais em todo país, expressas pelo clamor das “Diretas Já” e “Ditadura Nunca Mais”.

A vontade popular, que é o fundamento da paz na nação, foi contemplada no Parágrafo Único, do mesmo Artigo 1º, que diz: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Desde então, há 44 anos, as eleições são realizadas normalmente, fortalecendo e aprimorando o direito e a democracia que caminham juntas.

A maioria esmagadora da população confia no processo eleitoral e nas urnas eletrônicas, pois não há uma prova sequer de violação ou de existência de irregularidade na condução do Tribunal Superior Eleitoral.

Eleições livres e diretas simbolizam a retumbante vitória sobre a ditadura garantindo a ordem e o progresso da nação por meios pacíficos.

Contudo, ao se eleger um presidente militar deu a condição de revanche militar contra a democracia que o elegeu.

O presidente Bolsonaro é entusiasta da ditadura militar, de seus torturadores, participou de manifestações que defendiam a intervenção militar e faz constantes ameaças de golpe.

A revanche seria uma guerra civil contando com seguidores armados por seus decretos de governo.
Pela grave ameaça surgiu a Carta a impedir a reeleição de Bolsonaro, revanchista e antidemocrata confesso.

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP), escreve toda semana neste espaço.

Além de CARTA EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO  ,  leia outras crônicas de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/23/de-termas-ao-termalismo-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/14/mentes-perturbadas-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/02/a-razao-das-mulheres-por-celso-antunes/