Governo de SP aprova protocolo e libera retorno de modalidades coletivas

A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e o Comitê de Contingência à Covid-19 aprovaram, no último dia 19, os protocolos para o reinício dos treinos e campeonatos de esportes coletivos de quadra. O acordo vem como resposta ao pedido enviado pelas federações de vôlei, basquete, handebol e futsal, que se uniram para a confecção de um único manual.

A liberação vale para as cidades que estejam na fase amarela do Plano SP ou em outra etapa mais avançada. A expectativa é de que os torneios de elite de vôlei, basquete e futsal tenham início em setembro, segundo calendário pré-estabelecido pelas entidades.

A expectativa é que a volta aconteça de forma progressiva. Após uma triagem médica e os testes nos atletas, comissão técnica e funcionários, serão liberados na primeira semana apenas os treinos individuais, sem contato físico e com distanciamento em quadra. Conforme as atividades evoluam sem casos de Covid-19, podem ser iniciados os trabalhos coletivos.

Entre as medidas preventivas nessa etapa, estão a higienização de todo o espaço, incluindo vestiários, quadra e materiais de treino e jogo e a utilização de máscara entre os jogadores antes e depois dos treinos e 100% do tempo pelo restante do staff. Garrafas, toalhas e outros itens, como elásticos para alongamento, serão utilizados de forma individual.

Testes

No protocolo, é exigido que atletas, comissão técnica e funcionários que tenham acesso ao time façam os testes de Covid-19 antes do início dos treinamentos. Os exames deverão ser repetidos periodicamente, mas o documento não determina um prazo. Os casos positivos ficarão em quarentena até que a convivência com outras pessoas seja segura. Além de acompanhar a evolução dos testes, será dever do clube observar a saúde do elenco. A aferição de temperatura na entrada e saída do ginásio será um dos indicativos, mas a equipe médica deverá ficar atenta aos possíveis sintomas. No documento, é recomendado que todos os sintomáticos sejam isolados por, no mínimo, 14 dias. Se não houver melhora nesse período, será obrigatório o teste.

Campeonatos

Pelo protocolo, os torneios das quatro modalidades também estão liberados, mas terão regras adicionais. A máscara, por exemplo, será obrigatória para todos os presentes, à exceção de jogadores e árbitros durante a partida. Também foi confirmada a proibição do público e exigida a redução de pessoas no banco de reservas. Em jogos e viagens, apenas dois membros da comissão técnica poderão ficar sentados ao lado dos jogadores. Os demais, se necessário, deverão se acomodar em outro espaço.