Racismo é tema da 1° Roda de Conversa Online da EE Franca Franchi

O professor de História e mestrando em História da África pela Unicamp, Guilherme Oliveira da Silva, inaugurou o projeto “Roda de Conversa Online” na EE Franca Franchi, em Serra Negra (divisa entre Lindoia e Socorro), na segunda-feira, 03. A live fez parte do projeto desenvolvido pela professora Eliane Prado, com apoio da gestão escolar, para abordar a temática “George Floyd: Por que o mundo precisa falar sobre racismo?”. O encontro contou com a participação dos supervisores Murílio de Moraes e Marcelo Barreto Ferreira, da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, da diretora escolar Maria Zilda Cardoso da Silva, da vice-diretora Milene Catarina Salomão Marciano, das coordenadoras pedagógicas: Lucymara Leme da Silva e Gisele Luciane de Campos, de professores da unidade escolar, alunos do Ensino Médio e de Maycon Gomes, conselheiro tutelar em Lindóia e graduado em Ciências Sociais.

Segundo a professora Eliane Prado, que leciona Sociologia para o Ensino Médio, é preciso discutir o racismo e as relações de conflitos étnicos no Brasil, de forma crítica e dialogada, como reflexões após os acontecimentos decorrentes da morte, no dia 23 maio de 2020, de George Floyd pela polícia americana. “A notícia gerou protestos pelos abusos da polícia contra a população negra, com repercussão, no mundo inteiro. No Brasil, os protestos motivados pelo assassinato suscitaram críticas contra o preconceito enraizado na sociedade. O movimento antirracista se espalha e o debate chega às salas de aula”.

Apesar do distanciamento social e das dificuldades de acesso à internet no período de quarentena,  a ideia da “Roda de Conversa Online” visa a trazer para a  escola a abordagem de questões de conflitos a partir da escuta dos alunos, promovendo assim debates e atividades de valorização do negro enquanto ser político, social que busca equidade e respeito. Um novo encontro deve acontecer na próxima semana para discussão da temática do Racismo e Preconceito.

Guilherme Oliveira Silva foi convidado por ter uma bagagem de estudo e militância antirracista e ter domínio sobre a historicidade que envolve o negro brasileiro, suas origens e cultura.

 

Assista a live completa

 

Foto: Gisele L. Campos