Circuito das Águas pode avançar para a fase amarela

O Departamento de Saúde de Campinas (DRS 7) vem apresentando melhoras nos índices de internação e ocupação de leitos por Covid-19, o que pode fazer com que a região avance para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo.

A afirmação foi feita pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, na tarde desta segunda-feira, 3, durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

“Na sexta-feira passada já mencionamos uma melhora na redução de internação de 4%. Hoje a média de ocupação está em 68%, com queda de internação, e de 8% nos óbitos em relação à semana anterior”, disse.

“Se os números se mantiverem, existe uma possibilidade muito grande de Campinas avançar para a fase amarela”, complementou. Uma nova atualização do Plano São Paulo será anunciada na sexta-feira, 7.

A regional, que congrega 42 municípios inclusive os do Circuito das Águas, está há uma semana na fase laranja. Nesta etapa, podem abrir comércio em geral, imobiliárias, escritórios e concessionárias por quatro horas diárias e atendimento reduzido a 20%.

Fase amarela

Na fase amarela, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 40%, horário reduzido para seis horas seguidas.

Ficam autorizados a abrir salões e barbearias, além de bares e restaurantes que estarão liberados apenas para atendimento ao ar livre. Academias e eventos que gerem aglomeração continuam com abertura suspensa.

Imagem: Governo do Estado de São Paulo