Vacinação contra a gripe segue nos postos de Águas de Lindoia

Os postos de saúde de Águas de Lindoia continuam ofertando a vacina contra a gripe até quando terminar o estoque. Qualquer pessoa pode se vacinar em um dos posto de saúde da cidade.

Desde o dia 1º de julho, o Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios a estenderem a vacinação à população em geral enquanto durarem os estoques da vacina.

A medida tem objetivo de assegurar o uso das doses da vacina influenza nas localidades que não alcançaram a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza.

A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacina não tem eficácia contra o coronavírus, no entanto, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos, bem como reduz a procura por serviços de saúde.

Idosos, crianças com idade até cinco anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde e professores formaram o público-alvo da campanha de 2020.

 

REGISTRO E MORTES POR INFLUENZA

Em 2020, até 4 de julho, foram registrados 1.607 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza (gripe) em todo o país, com 239 mortes.

Do total de casos, 618 foram casos de influenza A (H1N1), com 87 óbitos; 67 casos e 13 mortes por influenza A (H3N2), 405 de influenza A não subtipado, com 77 mortes; e 517 casos e 62 óbitos por influenza B.

 

Imagem: Agência Brasil