Saúde realizará testagens periódicas nos internos do asilo Lar São José

A Diretoria de Saúde de Monte Sião informou que realizará testagens periódicas de Covid-19 nos internos e funcionários do asilo Lar São José.

De acordo com a pasta, a ação será realizada com orientação e parceria do Ministério Público de Monte Sião.

Nesta quarta-feira, 29, acontecerá uma reunião com a enfermeira responsável do asilo, com objetivo de tratar do assunto e agendar a data da testagem.

Além desta ação, a diretoria iniciou nesta terça-feira, 28, a segunda testagem em massa dos funcionários da saúde. Segundo o informado, a expectativa é que todos servidores sejam testados até o final de semana.

Somada as duas ações, a estimativa é que 300 pessoas sejam testadas.

MAIS DE MIL TESTES

Como estratégia de enfrentamento ao coronavírus Sars-CoV-2, a Prefeitura de Monte Sião vai comprar mais mil testes rápidos.

Atualmente, segundo a Diretoria, todos os postos de saúde têm disponível o teste rápido. Os pacientes que se enquadram em caso suspeito de Covid-19 realizam a testagem no próprio posto de referência.

Contudo, a Agência Nacional de Saúde (Anvisa) salienta que o teste isolado não serve para confirmar ou descartar a infecção por coronavírus, uma vez que o percentual de falsos resultados é grande.

Pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o teste considerado o padrão ouro para diagnóstico da Covid-19 é o PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta para avaliar a presença ou não do Sars-CoV-2 no organismo.

 

asilo Lar São José