Voluntários recolhem lixo no Rio do Peixe

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Socorro deu início no domingo, 19, a recolha de lixo no trecho urbano do Rio do Peixe. Participaram da ação, além de servidores da prefeitura, integrantes do Projeto Piracema, da agência Próxima Aventura, Projeto H2O, Projeto Socorro 2029, entre outros voluntários.

“É lamentável, ainda hoje, encontrarmos tanto lixo no rio. Isso é resultado de descarte irregular, ou seja, o lixo que é colocado no dia em que a coleta não passa, ou ainda aqueles que descartam próximos às margens. Isso deve ser denunciado”, lamentaram os participantes da ação.

Os voluntários retiraram diversos tipos de materiais no rio. Também foi desobstruir trechos com grande concentração de galhos e troncos de árvores. Outros trechos do Rio do Peixe passarão por limpeza.

O descarte irregular de lixo leva à formação de ilhas nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. Alguns materiais, como o plástico, demoram centenas de anos para se decompor.

Denúncia de descarta inadequado de lixo no rio pode ser feita na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo (19) 3855-9632. Mais informações sobre itinerário das coletas, diretamente na Secretaria, no (19)3855-9677.