Solenidade celebra 104 anos de fundação de Águas

Na manhã desta quinta-feira, 2, uma solenidade no busto do fundador de Águas de Lindoia, Francisco Tozzi, localizado no Balneário Municipal, marcou os 104 de fundação da estância. Devido à pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, a homenagem reuniu poucas pessoas, entre autoridades e familiares, para evitar aglomeração e atender aos protocolos de segurança.

O prefeito Gil Helou, o presidente da Câmara, Eduardo Zucato, e a bisneta do fundador, Valéria Tozzi, realizaram o hasteamento de bandeiras. As comemorações à data seguiram com entrega de obras, como as reformas da Praça Dr. Francisco Tozzi, do Caminho da Graça e do Terminal Rodoviário.

Ao longo da semana, a prefeitura entregou outras melhorias. Nenhuma teve ato inaugural, devido à pandemia. Foram entregues banheiros da Praça Pe. Francisco Salvini, no Bela Vista; Praça Antônio Galote, centro; reforma do Almoxarifado da Saúde, centro; ponte dos Palmeiras; infraestrutura na Avenida Paulista, Bairro dos Moreiras; recuperação da Cascalheira do Morro Pelado; reinauguração das escolas Santa Ignês (Centro), José Alves (Bela Vista) e Mirella Soares de Godoi (Centro).

HISTÓRIA

Nascido em 1870 na cidade de Benevento, província de Nápoles, na Itália, o médico Francisco Tozzi chegou ao Brasil em 1900, aos 30 anos, e fixou residência, em Socorro. Ele veio a convite de um tio, pároco da cidade.

Nove anos depois, ele soube da existência de uma nascente de água na cidade de Lindoia, que curava feridas. A nascente ficava em um morro chamado “Águas Quentes”. Ele enviou uma amostra de água para análise laboratorial. O resultado mostrou a propriedade radioativa das fontes e o poder curativo das águas. Assim ele adquiriu as terras ao redor das fontes e iniciou a construção de hotéis e de um balneário, promovendo o desenvolvimento do povoado. Em 1914 mudou-se para o local com família, e deu iniciou ao tratamento de pacientes com águas termais. Posteriormente, a data de fundação da cidade foi fixada em 02 de julho de 1916, o dia refere-se à Nossa Senhora das Graças, de quem o médico era devoto.

A Nobel de Química, Madame Curie, visitou as “Thermas de Lindoya”, em 1928, e conferiu de perto as propriedades termais das águas.