Saúde confirma diagnóstico de Covid-19 em médica de posto

A Diretoria de Saúde de Monte Sião confirmou que uma médica que trabalha em uma das unidades de estratégia de saúde da família foi diagnosticada com Covid-19. Segundo a coordenadora do Comitê Municipal da Covid-19, Karina de Souza, a profissional tinha apresentado um quadro de síndrome gripal e estava isolada em domicílio desde os primeiros sintomas.

Por ser profissional da saúde, foi realizado o teste PCR, que colhe amostras de secreção do nariz e da garganta por meio de um cotonete para verificar a presença do vírus no organismo. O laudo do laboratório veio positivo para o coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

A coordenadora informou que toda a equipe da unidade foi testada pela segunda vez com teste rápido (que identifica se a pessoa criou ou não anticorpos para o vírus) e não foi diagnosticado nenhum positivo.

De acordo com Karina, todos os pacientes que estiveram no posto foram orientados sobre a doença. “Independente de terem ou não passado em consulta com a médica, os pacientes que apresentam quadro síndrome gripal são avaliados e prossegue o protocolo. Todas as orientações e atitudes foram tomadas”, informou.

A coordenadora salientou que desde o início da pandemia foram adquiridos todos os equipamento de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde da rede municipal. Também foram comprados todos os tipos de testagens. “Então temos em todas as unidades descentralizadas do município o teste rápido e o PCR, que são feitos diariamente no nosso pronto atendimento.”

BOLETIM

No boletim epidemiológico desta quinta-feira, 2, a Diretoria informou mais dois casos positivos de Covid em Monte Sião, passando para 74 o número de moradores infectados. Os novos diagnósticos são de um homem de 49 anos e de uma adolescente de 16 anos, que estão em isolamento domiciliar.
Dos 74 positivos, 65 recuperaram-se da doença, 7 estão em isolamento, sem nenhuma internação. Dois moradores morreram em consequência da Covid-19.